ESTE ARTIGO POSSUI COMO TEM?TICA OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O INCLUSIVA, PARTINDO DO MOTIVADOR QUE NOS DIAS ATUAIS O PAPEL DO PROFESSOR SOFREU E VEM SOFRENDO FOR?OSAS MUDAN?AS E COM ELAS SURGIRAM V?RIAS PROBLEM?TICAS, NO QUAL SER?O ENFATIZADAS DESDE O MOMENTO ATUAL AT? AQUELAS QUE ATRAVESSARAM O TEMPO AT? AQUI. PARA TANTO, O OBJETIVO GERAL DESTE ARTIGO ?: APRESENTAR UMA DISCUSS?O SOBRE OS DESAFIOS DO PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA NA EDUCA??O INCLUSIVA. J? OS OBJETIVOS ESPEC?FICOS S?O: IDENTIFICAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA FORMA??O INICIAL; IDENTIFICAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR QUANTO ? SUA AUTONOMIA NAS INSTITUI??ES DE ENSINO; IDENTIFICAR OS DESAFIOS DO PROFESSOR NA EXECU??O DOS M?TODOS DE ENSINO. A METODOLOGIA DE PESQUISA ? O DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA COM LEVANTAMENTO DE INFORMA??ES EM OUTRAS PESQUISAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A REALIDADE DO PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS ? COMPOSTA POR MUITOS DESAFIOS E DE V?RIAS NATUREZAS, MAS TR?S DELES CHAMAM A ATEN??O POR ESTAREM ATRELADOS (UM DESAFIO PUXANDO O OUTRO), ESTANDO OS PROBLEMAS DE FORMA??O INTERLIGADOS AOS PROBLEMAS DE AUTONOMIA NAS ESCOLAS, BEM COMO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR NA APLICA??O DE M?TODOS DE ENSINO. AS CONCLUS?ES APONTAM QUE O PROFESSOR NECESSITA DE UM RESPALDO FORMATIVO MAIS CONSISTENTE COM AS PR?TICAS EDUCACIONAIS; UMA LIBERDADE MAIOR EM SUA ATUA??O NO PROCESSO EDUCACIONAL E SER MAIS BEM PREPARADO PARA APLICABILIDADE DOS DIFERENTES M?TODOS DE ENSINO.