Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEMESTAR DOCENTE Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79995 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA\r\n COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA \r\n MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU\r\n COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, \r\n ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR \r\n DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA \r\nDOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM \r\nPEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO \r\n SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA \r\n INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA\r\n (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM\r\n REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO PROFESSORES DA \r\n TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE \r\n CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO \r\n DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO \r\n FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEM\x02ESTAR DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3239_29072021110656.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLOVA GROSS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLOVA GROSS DA SILVA" "autor_email" => "marlovagross@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79995 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 705 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA\r\n COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA \r\n MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU\r\n COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, \r\n ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR \r\n DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA \r\nDOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM \r\nPEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO \r\n SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA \r\n INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA\r\n (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM\r\n REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO PROFESSORES DA \r\n TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE \r\n CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO \r\n DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO \r\n FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEM\x02ESTAR DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3239_29072021110656.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLOVA GROSS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLOVA GROSS DA SILVA" "autor_email" => "marlovagross@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MALESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MALESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO PROFESSORES DA TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.