Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEMESTAR DOCENTE Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79995
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 3239
    "titulo" => "MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA\r\n
      COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA \r\n
      MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU\r\n
      COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, \r\n
      ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR \r\n
      DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA \r\n
      PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM \r\n
      AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO \r\n
      SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA \r\n
      INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA\r\n
      (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM\r\n
      REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO  PROFESSORES DA \r\n
      TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE \r\n
      CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO \r\n
      DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO \r\n
      FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEM\x02ESTAR DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3239_29072021110656.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLOVA GROSS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLOVA GROSS DA SILVA"
    "autor_email" => "marlovagross@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79995
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 3239
    "titulo" => "MAL-ESTAR DOCENTE: RECONSTRUÇÕES PROFISSIONAIS EM PERSPECTIVA"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA\r\n
      COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA \r\n
      MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU\r\n
      COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, \r\n
      ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR \r\n
      DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MAL\x02ESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA \r\n
      PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MAL\x02ESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM \r\n
      AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO \r\n
      SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA \r\n
      INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA\r\n
      (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM\r\n
      REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO  PROFESSORES DA \r\n
      TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE \r\n
      CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO \r\n
      DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO \r\n
      FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE., SUBJETIVIDADE., PROFISSIONALIDADE., MAL-ESTAR DOCENTE, BEM\x02ESTAR DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID3239_29072021110656.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARLOVA GROSS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARLOVA GROSS DA SILVA"
    "autor_email" => "marlovagross@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LA SALLE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

RESUMO O PRESENTE PROJETO OBJETIVOU DESCREVER E ANALISAR AS SITUAÇÕES DE MAL-ESTAR DOCENTE E A FORMA COMO IMPACTAM NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA CIDADE DE GUAÍBA. ENTENDE-SE QUE TAL PROPÓSITO REQUEREU COMPREENDER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SUA DINÂMICA NO CONTEXTO EDUCATIVO, ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE SUBJETIVIDADE SOCIAL, PROCESSO DE PROFISSIONALIDADE E O MAL-ESTAR DOCENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR RESPOSTAS PARA O PROBLEMA DE PESQUISA: DE QUE MANEIRA O MALESTAR DOCENTE REPERCUTE NO PROTAGONISMO PROFISSIONAL EM SALA DE AULA, EM RELAÇÃO À PRÁTICA PEDAGÓGICA? ESTE ESTUDO QUALITATIVO PROCUROU IDENTIFICAR OS ELEMENTOS QUE INTENSIFICAM O MALESTAR DOCENTE NA ESCOLA INVESTIGADA; VERIFICANDO DE QUE MANEIRA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AFETAM AS FORMAS DE COMO O PROFESSOR ASSUME O SEU PAPEL NO PROCESSO EDUCATIVO, E QUAIS AÇÕES PODERÃO SER APRESENTADAS, COM O PROPÓSITO DE PROMOVER O BEM-ESTAR DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA INVESTIGADA. RESSALTA-SE QUE PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA SERÃO UTILIZADOS ESTEVE ZARAGOZA (1999), NÓVOA (2002), CODO (2006) E OUTROS. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E GRUPO FOCAL, AMBAS ENVOLVENDO PROFESSORES DA TURMA DO 6º ANO. PARA O TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES PRODUZIDAS, RECORREU-SE A ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE BARDIN (2006, 2011). POR FIM, ALMEJA-SE PROJETAR POSSIBILIDADES PARA COMPREENSÃO DO FENÔMENO NO ÂMBITO PROFISSIONAL DOCENTE, OBJETIVANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS PROFESSORES COMO FORMA DE PREVENÇÃO, BEM COMO, VISLUMBRAR FORMAS DE PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.