O ABANDONO ESCOLAR É CONSIDERADO UM PROBLEMA DE ALTA RELEVÂNCIA. OS ÍNDICES MAIS ELEVADOS ESTÃO NO ENSINO MÉDIO. DENTRO DO PRÓPRIO SISTEMA ESCOLAR EXISTEM MECANISMOS QUE FACILITAM A EXCLUSÃO DOS JOVENS. A DISSERTAÇÃO TEM COMO PERGUNTA: A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO, QUAIS OBSTÁCULOS ESTARIAM LIGADAS AO ABANDONO? O OBJETIVO GERAL É DISCUTIR O ABANDONO ESCOLAR A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTUDANTES MATRICULADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REGIÃO DO VALE DO ITAJAÍ. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS PROCURAM IDENTIFICAR OS GRUPOS SOCIAIS ATRAVÉS DO PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E COMPREENDER OS MECANISMOS ESCOLARES DO ABANDONO ESCOLAR. O HORIZONTE EPISTEMOLÓGICO ESTÁ INSCRITO NA PERSPECTIVA DA SOCIOLOGIA DA EXPERIÊNCIA. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO DA PESQUISA É A ANÁLISE DE CONTEÚDO. TAMBÉM OCORRERAM RODAS DE CONVERSA COM OS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA PESQUISA E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO EM ANÁLISE, COMO A INTERPRETAÇÃO DAS CARTAS A SER REALIZADA EM MOMENTO OPORTUNO.