O OBJETO DESTA PESQUISA É A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA LÍNGUA MATERNA POR MEIO DOS CADERNOS DA OLÍMPIADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A NATUREZA DOS PRINCÍPIOS QUE PRESIDEM AO PROGRAMA NO QUE TANGE A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DOS CADERNOS FORNECIDOS PELA OLPEF E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) ENTENDER QUAL A NATUREZA DOS PRINCÍPIOS QUE PRESIDEM AO PROGRAMA: HEGEMÔNICOS OU CONTRA-HEGEMÔNICOS; B) CONHECER OS PRINCÍPIOS ESTRUTURANTES, OPERACIONALIZAÇÃO E FINALIDADES DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA ESCREVENDO O FUTURO. O REFERENCIAL TEÓRICO É COMPOSTO POR PAULO FREIRE, ANTÓNIO NÓVOA, VERA MARIA FERRÃO CANDAU, SANDRA AZZI E SELMA GARRIDO PIMENTA. A METODOLOGIA ADOTADA PARA ESTA PESQUISA É A ABORDAGEM QUALITATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS NOS DOCUMENTOS QUE LEGISLAM E ORIENTAM A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E NO CADERNO USADO PELOS PROFESSORES PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO ELABORADO E OFERECIDO PELA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA. PARA AUXILIAR NA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS ADOTOU-SE A TÉCNICA DE ANÁLISE DO DISCURSO DE MIKHAIL BAKTHIN.