NOS ÚLTIMOS ANOS A TEMÁTICA DA INCLUSÃO TEM OCUPADO LUGAR DE DESTAQUE NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, SOBRETUDO APÓS A PROMULGAÇÃO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 93969/96. CONTUDO, APESAR DAS CONQUISTAS E DAS LEIS EDUCACIONAIS QUE INCLUEM AINDA É LATENTE A EXCLUSÃO ESCOLAR. DIANTE DISTO, A ESCOLHA DO TEMA DESTE DESTA PESQUISA FOI SE FEZ A PARTIR DO PROBLEMA: QUAIS AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES DE EXCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR? BUSCANDO RESPONDER ESTA E OUTRAS PERGUNTAS É QUE O TRABALHO FOI ESTRUTURADO. A PESQUISA TERÁ COMO OBJETIVO PRINCIPAL INVESTIGAR AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES DE EXCLUSÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. O TRABALHO FOI ELABORADO A PARTIR DE DISCUSSÕES E REFLEXÕES E ESTUDOS DE OBRAS DE AUTORES QUE DEBATEM O TEMA EM QUESTÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TRABALHO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POIS A MESMA OFERECE MEIOS QUE AUXILIAM NA DEFINIÇÃO E RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS JÁ CONHECIDOS, COMO TAMBÉM PERMITE EXPLORAR NOVAS ÁREAS ONDE OS MESMOS AINDA NÃO SE CRISTALIZARAM SUFICIENTEMENTE, SERÁ AINDA UTILIZADOS DOCUMENTOS OFICIAIS COMO A LDB – LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO 9394/96, ALÉM DE RESOLUÇÕES E DECRETOS SOBRE A TEMÁTICA.