O PRESENTE ARTIGO VISA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PRÉ-VESTIBULAR SOLIDÁRIO (PVS) PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POR MEIO DA INSERÇÃO DE GRADUANDOS NA SALA DE AULA, REFLETINDO SOBRE O APORTE DA TEORIA E PRÁTICA IMBUÍDAS DE PRÁXIS NAS AULAS MINISTRADAS POR EDUCADORES. COM ESSE PRESSUPOSTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FRISAR A IMPORTÂNCIA QUE A PRÁTICA DE ENSINO DETÉM NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO DOCENTE, ATRAVÉS DE ALGUNS TEÓRICOS QUE DESENVOLVEM ESSA LINHA DE PENSAMENTO, A EXEMPLO, DO QUERIDO PAULO FREIRE. O CURSINHO DO PVS ENCONTRA-SE VINCULADO À PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO (PROEX) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG), O MESMO TEM COMO PÚBLICO-ALVO ESTUDANTES QUE JÁ CONCLUÍRAM O ENSINO MÉDIO E QUE NÃO TEM CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE PAGAR A MENSALIDADE DE CURSINHOS, ESTES DISCENTES LOCALIZAM-SE NA CIDADE DE SOUSA E REGIÕES CIRCUNVIZINHAS. ESPERA-SE QUE ESTE PROJETO CONTINUE MUDANDO VIDAS E POSSIBILITANDO O DIREITO DA EDUCAÇÃO A TODOS, ALÉM DE ESTREITAR O DIÁLOGO ENTRE GRADUANDOS, ALUNOS E A UNIVERSIDADE.