O PRESENTE ARTIGO ABORDA AS REPRESENTAÇÕES DA ATIVIDADE DOCENTE EM FILMES CUJOS PERSONAGENS PRINCIPAIS SÃO PROFESSORES ATUANTES EM INSTITUIÇÕES FORMAIS DE ENSINO. PARTIMOS DOS SEGUINTES PRESSUPOSTOS: 1. AS IDENTIDADES CULTURAIS INDIVIDUAIS E COLETIVAS SÃO CONSTITUÍDAS SOB FORTE INFLUÊNCIA DA CULTURA DE MASSA, ATRAVÉS DAS REPRESENTAÇÕES VEICULADAS PELOS MODERNOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO; 2. AS PELÍCULAS MAIS POPULARES PROTAGONIZADAS POR PROFESSORES SÃO MAJORITARIAMENTE PRODUZIDAS E DIFUNDIDAS PELOS PAÍSES CUJAS CINEMATOGRAFIAS SÃO DOMINANTES, TRAZENDO EM SI VISÕES DE MUNDO E VALORES CARACTERÍSTICOS DAS SOCIEDADES DE CAPITALISMO AVANÇADO; 3. ESSAS VISÕES DE MUNDO, HEGEMÔNICAS, TÊM INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DOS CURRÍCULOS ESCOLARES E SÃO DIFUNDIDAS PARA OS PAÍSES PERIFÉRICOS, MATERIALIZANDO-SE ESPECIALMENTE ATRAVÉS DA AÇÃO DOS CORPOS DOCENTES, CONSUBSTANCIANDO-SE NA RELAÇÃO PROFESSOR (A) /ALUNO (A). NOSSO OBJETIVO GERAL É ANALISAR ESSAS REPRESENTAÇÕES, DISCUTINDO A SUA INFLUÊNCIA NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE E APONTANDO ELEMENTOS DE COLONIALIDADE QUE CONSTITUEM OS CURRÍCULOS OCULTOS, NELAS IMPLÍCITOS. PARA TANTO, NOS VALEMOS DO CONCEITO DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE E O SUPORTE DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, BEM COMO DOS ESTUDOS CULTURAIS E DECOLONIAIS.