ESTE TRABALHO VERSA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE IRÃO LECIONAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA É ANALISAR OS PROGRAMAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS QUE TRATAM SOBRE CONTEÚDOS, METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA E TAMBÉM AS DISCIPLINAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, EM ALGUNS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS PAULISTAS COM O INTUITO DE IDENTIFICAR AS TEMÁTICAS QUE PODEM CONTRIBUIR PARA O PROFESSOR SE APROPRIAR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. EM GERAL, AS DISCIPLINAS ANALISADAS NÃO ABORDAM COM PROFUNDIDADE A TEMÁTICA CONSIDERADA. ASSIM, FAZ-SE NECESSÁRIO A MUDANÇA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, ESPECIALMENTE, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA.