A AULA DE CAMPO É UMA DAS TÉCNICAS MAIS EFICIENTES DE SE ESTUDAR MEIO AMBIENTE E DE SE TRABALHAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO EM NOSSO PAÍS. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR SER BASEADA NUMA ÉTICA CIDADÃ É UMA DAS FERRAMENTAS MAIS EFICAZES NA BUSCA DE UMA SUSTENTABILIDADE E NA FORMAÇÃO DE SERES HUMANOS CONSCIENTES. A EROSÃO EM ÁREAS PERIURBANAS É UM GRAVE PROBLEMA AMBIENTAL QUE DEVE SER ANALISADO E COMBATIDO. O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UMA PROPOSTA DE AULA DE CAMPO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ÊNFASE EM EROSÃO, SUAS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS. BUSCOU-SE DE UMA MANEIRA PRÁTICA E INTERESSANTE PARA OS ALUNOS PROPOR UMA ANÁLISE E A BUSCA DA EXISTÊNCIA DE PROCESSOS EROSIVOS, CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DA ÁREA E AINDA A BUSCA POR MEIOS DE MITIGAÇÃO DOS PROBLEMAS ENVOLVIDOS. COM ESTA PROPOSTA O PROFESSOR PODERÁ APROXIMAR O ALUNO À REALIDADE DE CONCEITOS E TEORIAS QUE, QUANDO VISUALIZADAS EM CAMPO, ASSUMEM UM ASPECTO MAIS RELEVANTE AO MESMO TEMPO QUE SE MOSTRA BASTANTE DIDÁTICA.