O PRESENTE TEXTO TEM POR OBJETIVO TECER REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE A QUESTÃO AGRÁRIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DAS ESCOLAS DO/NO CAMPO TENDO COMO BASE EMPÍRICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DE FORMAÇÃO EM EXPERIMENTOS PEDAGÓGICOS PARA ESCOLAS DO CAMPO. EXECUTADO PELO GRUPO DE PESQUISA EM QUESTÕES AGRÁRIAS DO IF BAIANO/CNPQ (NEQA-IF BAIANO/CNPQ), COMO PARTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO “DEBATENDO COM/NA ESCOLA BÁSICA: O USO DE TÓXICOS NO AGRO BRASILEIRO", O CURSO TEVE COMO OBJETIVO CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A PARTIR DA SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS ARTICULADOS COM A SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NAS ESCOLAS DO CAMPO. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO EM TELA RECORRE: 1) LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO; 2) OBSERVAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL; 3) COLETA DE DADOS E REGISTRO (ORAIS E ESCRITOS) E, POR FIM, 4) SISTEMATIZAÇÃO, ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS COLETADOS. A REALIZAÇÃO DO CURSO É FRUTO DAS REFLEXÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS REALIZADAS PELO NEQA-IF BAIANO/CNPQ POR MEIO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA-ENSINO-EXTENSÃO AO LONGO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS E SURGE COMO IMPORTANTE ESPAÇO NA CONSTRUÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DAS LUTAS DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO CAMPO PARA A CENTRALIDADE DA DISCUSSÃO E DO FAZER DOCENTE.