ESTE TEXTO TEM COMO FIM EVIDENCIAR A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO DO TEMA — SEXUALIDADE — NA ESCOLA. APÓS UMA EXPERIÊNCIA
ETNOGRÁFICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE NITERÓI, RIO DE JANEIRO, OBSERVOU-SE QUE O FATO DE OCORREREM DEBATES SISTEMATIZADOS SOBRE A TEMÁTICA NAS AULAS DA PROFESSORA DE SOCIOLOGIA, ÚNICA EDUCADORA QUE SE PROPÔS A EXPLORAR A QUESTÃO, CONTRIBUIU PARA O AUTOCONHECIMENTO, A AUTOESTIMA E A CONFIANÇA DE EDUCANDAS QUE NÃO SE PERCEBIAM HETEROSSEXUAIS. AS DISCUSSÕES NÃO APENAS PROVOCARAM AUTOACEITAÇÃO, COMO REVELADO PELAS PRÓPRIAS EDUCANDAS, COMO TAMBÉM DESTACARAM O MÉRITO DE, NO FUTURO, COMO EDUCADORAS, PROMOVEREM EM SUAS AULAS A ABORDAGEM SISTEMATIZADA DA MATÉRIA. A METODOLOGIA ELEITA PARA A ELABORAÇÃO DO ESTUDO FOI DE CARÁTER QUALITATIVO, E FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES E ETNOGRAFIA NA ESCOLA SUPRACITADA. ENTENDEU-SE QUE A EDUCADORA DE SOCIOLOGIA, AO BENEFICIAR A REFLEXÃO SOBRE AS QUESTÕES DA SEXUALIDADE, CONTRIBUIU PARA A VIVÊNCIA DAS SEXUALIDADES DE FORMA MAIS SAUDÁVEL E PRAZEROSA, PARA A DIMINUIÇÃO DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO, ALÉM DE TORNAR AS EDUCANDAS ENTREVISTADAS, POSTERIORES EDUCADORAS, AINDA MAIS CONSCIENTES SOBRE A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM DO TEMA EM SUAS FUTURAS PRÁTICAS EDUCATIVAS.