A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO É INQUESTIONÁVEL, ESPECIALMENTE NOS AMBIENTES ESCOLARES, ALÉM DE SER ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA PLENA DOS ALUNOS, BEM COMO POSSIBILITAR UMA PERCEPÇÃO MAIS AMPLA, RACIONAL E DIVERSIFICADA SOBRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO MUNDO E A FORMA DE VIVENCIAR/EXPERENCIAR A REALIDADE ATUAL DIANTE DOS HÁBITOS, IDEOLOGIAS, PADRÕES DE CONSUMO E COMPORTAMENTO DAS SOCIEDADES ATUAIS. ASSIM, A SUGESTÃO DESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, NA DISCIPLINA GEOGRAFIA, DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET-MG), CONSIDERANDO-SE A COGNIÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA POR MEIO DO USO DO GÊNERO TEXTUAL ‘NOTÍCIAS’. PARA CUMPRIR TAL OBJETIVO, FORAM ASSOCIADOS TEXTOS DE CONTEÚDO GEOGRÁFICO COM A APLICABILIDADE DOS FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA GEOGRAFIA, DISCUTINDO-SE INFORMAÇÕES E APRECIAÇÕES DURANTE A SUCESSÃO EDUCATIVA, BUSCANDO-SE CONSEGUIR UM PENSAMENTO ARGUTO EM DIFERENTES ESCALAS. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM 10 (DEZ) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG, EM BELO HORIZONTE-MG. OS RESULTADOS INFERIDOS COMPROVAM QUE O EMPREGO DO GÊNERO TEXTUAL EM QUESTÃO, FAVORECEU UMA APRENDIZAGEM RELEVANTE DOS DISCENTES, POIS ELES DEMONSTRARAM A CAPACIDADE DE REALIZAR UMA COMUNICAÇÃO ATENTA DAS NOTÍCIAS ASSOCIADOS AOS CONCEITOS ELEMENTARES DA GEOGRAFIA, SUPLANTANDO-AS ALÉM DA LEITURA. COMO METODOLOGIA FORAM UTILIZADOS A CONSULTA DE PARÂMETROS TEÓRICOS CONCERNENTES À TEMÁTICA E DAS INFERÊNCIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS IDENTIFICADAS, ESPECIALMENTE ABORDADAS POR CÉLESTIN FREINET. PAULO FREIRE, LEV VYGOTSKY, BAKHTIN, ENTRE OUTROS.