QUAIS EXPERIÊNCIAS MARCARAM E/OU MARCAM AS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO INTERIOR DO BRASIL? O QUE PODE SER EVIDENCIADO NAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COMO ELEMENTOS RELEVANTES PARA PENSAR O PROCESSO DE ENSINO DE LIBRAS POR PROFESSORES SURDOS? COMO SUAS NARRATIVAS DE VIDA PODEM NOS AJUDAR A PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE? ESSES QUESTIONAMENTOS MAPEARAM AS PREOCUPAÇÕES INICIAIS E GUIARAM A TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DESTA PESQUISA, QUE SE BASEARAM NOS PRINCÍPIOS DE JOVCHELOVICH E BAUER (2002), PASSEGGI (2010, 2011, 2014, 2016), FERRAROTTI (2014) E SOUZA (2016) E QUADROS (1998). OS PARTICIPANTES FORAM 05 (CINCO) PROFESSORES SURDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LIBRAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA CIDADE DE CARAÚBAS/RN. O CORPUS PARA ANÁLISE DA PESQUISA CONSTITUI-SE DE CINCO ENTREVISTAS NARRATIVAS SINALIZADAS E TRANSCRITAS. DAS ANÁLISES, DESTACAMOS DOIS EIXOS: 1. FAMÍLIA: A FORÇA PROPULSORA PARA REALIZAÇÃO DOS SONHOS; 2. PROFISSÃO DOCENTE: UM DESAFIO A SUPERAR, UM SONHO A SE REALIZAR. COM AS NARRATIVAS DOS PROFESSORES APRENDEMOS QUE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE UM INDIVÍDUO SURDO É UMA BATALHA FÍSICA E EMOCIONAL DIÁRIA, QUE DEMANDA TEMPO, RESILIÊNCIA E FORÇA DIARIAMENTE PARA ROMPER UM SILENCIAMENTO FAMILIAR, SOCIAL, ESCOLAR E PROFISSIONAL QUE OS CERCAM.