ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DISCUTIR METODOLOGIAS E PRÁTICAS QUE PROMOVEM A IGUALDADE DE GÊNERO ENTRE MENINOS E MENINAS ATRAVÉS DE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS PROMOVIDAS DURANTE O HORÁRIO DE RECREAÇÃO COM UMA TURMA MULTISSERIADA DE PRIMEIRO E SEGUNDO ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I. TRATA-SE DE RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO, DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS COM AS CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA PODEMOS CITAR: A MUDANÇA DE VISÕES, PENSAMENTOS E PRÁTICAS QUE COLOCAVAM AS MENINAS NUMA POSIÇÃO DE DESIGUALDADE EM RELAÇÃO AOS MENINOS E A TRANSFORMAÇÃO DAS BRINCADEIRAS – QUE PASSARAM DAS PRÁTICAS DE SEPARAÇÃO ENTRE OS GRUPOS DE MENINAS E MENINOS, PARA ATIVIDADES QUE ENVOLVIAM TODO O COLETIVO. NESTA PERSPECTIVA, CONSIDERAMOS QUE PARA O SUCESSO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PARA A IGUALDADE DE GÊNERO SÃO IMPRESCINDÍVEIS: A EDUCAÇÃO ESCOLAR CENTRADA NO CURRÍCULO ORIENTADO PARA A DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS SENSÍVEIS E RESPEITOSOS DAS DIFERENÇAS.