OS CURSOS EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) CARACTERIZAM-SE POR UTILIZAR METODOLOGIAS DISTINTAS DAS UTILIZADAS NOS CURSOS PRESENCIAIS, TENDO COMO PRESSUPOSTO ROMPER AS BARREIRAS FÍSICAS, LEVANDO APRENDIZADO ON-LINE DE MANEIRA DEMOCRÁTICA ÀS PESSOAS, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SOBRE O PRECONCEITO QUE SE PERPETUA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO EM EAD. NESTE SENTIDO, FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO, POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS TEORIZADA POR BARDIN (2006), DE NATUREZA QUALITATIVA COM EXTENSA REVISÃO DE LITERATURA. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DESTACOU-SE OS ESTUDOS DO VASCONCELOS (2002), ALMEIDA (2014) E UMA CONSTATAÇÃO DE DADOS ESTATÍSTICOS DO INSTITUTO NACIONAL DOS ESTUDOS E PESQUISAS NACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) E DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ANO DE 2019. METODOLOGICAMENTE A PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS, COM POSTERIOR ANÁLISE DOS RELATOS DE 8 PARTICIPANTES ESCOLHIDOS ALEATORIAMENTE. ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS DESTE TRABALHO VENHAM FORTALECER A NECESSIDADE DA SENSIBILIZAÇÃO, DO REEDUCAR O OLHAR PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NESTA MODALIDADE DE ENSINO EM PROL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE ATITUDES E DE HABILIDADES ESSENCIAIS À FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO QUE PRETENDE ESTUDAR DE FATO.