NESTE TRABALHO DISCUTIMOS, A PARTIR DE UMA PESQUISA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, A RELAÇÃO ENTRE FELICIDADE E EDUCAÇÃO ESCOLAR. EM NOSSA SOCIEDADE, PELO MENOS DESDE O ADVENTO DA MODERNIDADE, A EDUCAÇÃO, NOTADAMENTE A ESCOLAR E FORMAL É TRATADA COMO MEIO DE ASCENSÃO SOCIAL E DE POTENCIAL PROMOTORA DE BEM-ESTAR INDIVIDUAL E SOCIAL. A PARTIR DE UMA DISCUSSÃO QUE PERPASSA A FILOSOFIA, A SOCIOLOGIA E A TEORIA DA EDUCAÇÃO, BUSCAMOS DEBATER ALGUNS PONTOS DA RELAÇÃO ESCOLA E FELICIDADE. NÃO NEGAMOS A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO ENTRE BEM-ESTAR E FELICIDADE, MAS ARGUMENTAMOS AO LONGO DO TEXTO QUE A EDUCAÇÃO BASEADA EM VALORES ÉTICOS IDENTIFICADOS COM A SOLIDARIEDADE E COM O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS PODEM SER UM PONTO DE APOIO MAIS SEGURO PARA SER FELIZ DO QUE AS IDEIAS PREVALENTES NA SOCIEDADE DE CONSUMISTA.