O ESTUDO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM PROCESSO EDUCACIONAL NO TRABALHO INOVADOR, EM POLOS PRESENCIAIS BRASILEIROS, INICIA-SE ATRAVÉS DAS NOVAS IDENTIDADES PROFISSIONAIS QUE FAZ TRANSFORMAR O ESPAÇO E TEMPO DOS ESTUDOS TRADICIONAIS, SEREM AMBIENTES DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUAR NA MODALIDADE Á DISTÂNCIA. NESTA CONJUNTURA DE APRENDIZAGEM DESCONHECIDA AINDA, NOMENCLATURA COMO GESTÃO EM TUTORIA, TUTORES A DISTÂNCIA, E PROFESSOR FORMADOR, SÃO DADOS COMO SENDO UM ENSINO MODALIDADE TECNOLÓGICO QUE EM CONTRAPARTIDA, NÃO É TÃO COMUM AINDA EM POLOS TRADICIONAIS PRESENCIAIS DO BRASIL. POR CONSEGUINTE, A ABORDAGEM DA ATUALIZAÇÃO DA NOVA EDUCAÇÃO, EM LEVAR GANHO DE ESPAÇO E NOVOS ESTILOS DE VIDA, O CONTEXTO IMPULSIONA DENTRO DE SEU OBJETIVO, COMPREENDER A ACEITAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NESTES POLOS PRESENCIAIS BRASILEIROS, ALÉM DE SABER QUAIS FATORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA ESSÊNCIA DOS DISPOSITIVOS PROFISSIONAIS DE QUALIFICAÇÃO NESTA NOVA INOVAÇÃO DE ENSINO. PORTANTO AS AÇÕES SISTÊMICAS DO OBJETO DE ESTUDO ESTÃO NOS RESULTADOS DEBATIDOS COM REFERENCIAIS TEÓRICOS E PRÁTICOS, CONCERNENTE AO DESCONHECIDO SABER DE COMO ADOTAR E TRABALHAR EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO PRESENCIAL.