NO CENÁRIO DA SALA DE AULA, UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA OS PROFESSORES É RECEBER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E DISCUTIR OS CONTEÚDOS PROPOSTOS, GARANTINDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. A PROPOSTA DESTE TRABALHO PARTE DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA DISCUTIR DE FORMA INTEGRADA OS TEMAS CARBOIDRATOS, DIETA ALIMENTAR E SAÚDE, QUE FOI REALIZADA COM ALUNOS DA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO, DE UM COLÉGIO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL, NO RIO DE JANEIRO. AS ATIVIDADES PROPOSTAS INCLUÍRAM O REGISTRO INDIVIDUAL DOS ALIMENTOS CONSUMIDOS DURANTE UMA SEMANA, PERMITINDO INVESTIGAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS E TAMBÉM PARA DESPERTAR O INTERESSE PELO ASSUNTO; DEBATE; MODELOS DIDÁTICOS; ATIVIDADES PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM LABORATÓRIO; LEITURA E DISCUSSÃO DE EMBALAGENS DE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS; DISCUSSÃO TEÓRICA E REFLEXÃO, DENTRO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA. ALGUMAS ETAPAS DAS ATIVIDADES LEVARAM A EXTRAPOLAÇÃO DA DISCUSSÃO PARA O ÂMBITO DA LÍNGUA PORTUGUESA, DA QUÍMICA E DA MATEMÁTICA, CARACTERIZANDO AINDA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INTERDISCIPLINAR. COMO ATIVIDADE DE PESQUISA EXTRACLASSE, FORAM DESAFIADOS A PESQUISAR E APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO CONSUMO EXCESSIVO DE AÇÚCAR PARA SAÚDE E ABORDARAM TEMAS COMO CÁRIES, SOBREPESO/OBESIDADE, HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS. CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES ENVOLVERAM OS ALUNOS E FORAM SIGNIFICATIVAS PARA A APRENDIZAGEM, O QUE PERMITIRÁ QUE FORA DOS MUROS DA ESCOLA, O ALUNO SE TORNE UM MULTIPLICADOR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA SEUS FAMILIARES E COMUNIDADE, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DE MUITOS.