A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA TEM SE DESENVOLVIDO DE MODO SIGNIFICATIVO NOS ÚLTIMOS ANOS. ESTA PESQUISA OBJETIVA LEVANTAR E CARACTERIZAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA PRESENTE NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS -ENPEC. COMO APORTES METODOLÓGICOS, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, QUE TEM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS PRODUZIDOS NO ENPEC COMO OBJETO DE ESTUDO. FORAM ENCONTRADOS UM TOTAL DE 29 TRABALHOS QUE FORAM ORGANIZADOS EM TRÊS CATEGORIAS PRINCIPAIS: A) FERRAMENTAS PARA ENSINAR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA; B) PERCEPÇÕES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA; E C) A CATEGORIA DOS LEVANTAMENTOS. A ANÁLISE MAIS DETALHADA DOS TRABALHOS ENCONTRADOS NESSA ÚLTIMA CATEGORIA REVELA QUE A EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NÃO CONSTITUI PREOCUPAÇÃO CENTRAL NAS PESQUISAS, SERVINDO COMO LÓCUS DE ATUAÇÃO E NÃO COMO EIXO ESTRUTURANTE. ALÉM DISSO, OS DADOS OBTIDOS NA PRESENTE PESQUISA, DENTRO DO PERÍODO CONSIDERADO, RETRATAM A INCIPIÊNCIA DE TRABALHOS NA ÁREA, FATO QUE REVELA A NECESSIDADE DE MAIS PESQUISAS QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA FUNDAMENTAR E CARACTERIZAR O CAMPO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, EM INTERFACE COM O ENSINO DE CIÊNCIAS.