COM A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (EM) EM CURSO E A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC), O TRABALHO DOCENTE NESSE NÍVEL DE ENSINO, EM UMA PERSPECTIVA
INTERDISCIPLINAR, COLABORATIVA E CONTEXTUALIZADA NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
E SUAS TECNOLOGIAS (CN&T), IMPORÁ UMA SÉRIE DE DESAFIOS À COMUNIDADE ESCOLAR. POSSIVELMENTE
UM DESSES DESAFIOS SERÁ A DA COMPREENSÃO DAS ESPECIFICIDADES QUE DISTINGUEM AS CIÊNCIAS
NATURAIS QUE COMPÕEM A ÁREA, POSSIBILITANDO IR ALÉM DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS ATÉ
UMA ABORDAGEM SOBRE ESSAS CIÊNCIAS, AO QUE A LITERATURA ÁREA VEM DENOMINANDO DE NATUREZA DA
CIÊNCIA (NDC). NESSE CONTEXTO, COM ESSE TRABALHO BUSCAMOS RESGATAR AS REPRESENTAÇÕES DAS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS (LD) ADOTADOS NAS REDES PÚBLICAS DE ENSINO A PARTIR DO
OBJETIVO DE ANALISAR AS DEFINIÇÕES DE BIOLOGIA PRESENTES NAS 10 COLEÇÕES DE LD DE BIOLOGIA DO
EM APROVADAS NA EDIÇÃO DE 2018 DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD-2018).