O ARTIGO MOSTRA A IMPORTÂNCIA QUE A EDUCAÇÃO TEM NA VIDA INDIVIDUAL E SOCIAL DE SEUS DISCENTES, CAPAZ DE LHE TORNAR UM CIDADÃO AUTÔNOMO, CONQUISTAR SEU ESPAÇO E ROMPER BARREIRAS DIANTE DE SUA SINGULARIDADE DE SER. AS ESCOLAS PENSADAS E ORGANIZADAS PARA ATENDER AS DIFERENÇAS DE SEUS ESTUDANTES, É UMA QUESTÃO NECESSÁRIA, POR ACREDITAR-SE QUE POR MEIO DA EDUCAÇÃO TODOS SERÃO TRANSFORMADOS, E AINDA PODERÃO MUDAR O QUE OS CERCA. A FUNÇÃO DO INTÉRPRETE NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS, É UM TEMA A SER CONHECIDO, POR SENTIR A NECESSIDADE DE COLOCAR O SISTEMA EM REFLEXÃO, BUSCAR ALTERNATIVAS DE ENSINOS, A OPORTUNIDADE DE SE TORNAREM PROTAGONISTAS DE SEUS CONHECIMENTOS. A PESQUISA SE PROPÕE A MOSTRAR A CONTRIBUIÇÃO DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. PORTANTO, UTILIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO PLATAFORMA DE PESQUISAS O GOOGLE SCHOLAR, EBOOKS, SCIELO. COM A INVESTIGAÇÃO, CONSTATOU-SE, QUE A PRESENÇA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NAS ESCOLAS REGULARES DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI, AINDA É UMA QUESTÃO QUE PRECISA SER IMPLANTADA, POIS SUA PRESENÇA NÃO É FATO CONSOLIDADO, DEIXANDO O ENSINO AOS SURDOS SEM CONDIÇÕES DE SUA FUNÇÃO NA MEDIAÇÃO DAS DUAS LÍNGUAS DO PAÍS, CARÊNCIAS DOS PROFESSORES REGENTES EM CONHECER, APLICAR E DESENVOLVER METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E RECURSO PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS DE APRENDER. EM FACE DISTO, AS ESCOLAS NÃO SÃO INCLUSIVAS AO SURDO, TIRANDO SEUS DIREITOS DE TER UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E EQUIDADE, SENDO URGENTE FORMAÇÕES AO CORPO ESCOLAR E PROFISSIONAL A FIM DE QUE DOMINEM A LIBRAS.