A EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE CRIANÇAS PRESSUPÕE UM TRABALHO COM DOIS SISTEMAS LINGUÍSTICOS, UM PARA CADA IDIOMA. A DEPENDER DA FAMILIARIDADE DAS CRIANÇAS COM O IDIOMA EM USO, O SEU APRENDIZADO SOFRERÁ QUALITATIVAMENTE, COMO, POR EXEMPLO, AO NÃO CONSEGUIR INTERPRETAR QUESTÕES ADVINDAS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. NO ENTANTO, A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ANCORADA AOS PRINCÍPIOS AVALIATIVOS DE LÍNGUAS (DE PRATICIDADE, CONFIABILIDADE, VALIDADE, AUTENTICIDADE E RETROATIVIDADE) PODE ACARRETAR EM REARRANJOS PEDAGÓGICOS FAVORÁVEIS À BASE LINGUÍSTICA NO TOCANTE À INTERPRETAÇÃO E À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR PARTE DAS CRIANÇAS. COM BASE NESSA REFLEXÃO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO CENTRAL INVESTIGAR COMO A PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS PODE CONTRIBUIR COM A AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA TANTO, ADOTA-SE COMO APORTE METODOLÓGICO OS PRECEITOS DA PESQUISA QUALITATIVA, DE NATUREZA BÁSICA E BIBLIOGRÁFICA. CONSTATOU-SE QUE A ATENÇÃO VOLTADA AOS ASPECTOS DE CONFIABILIDADE E VALIDADE NAS AVALIAÇÕES EM MATEMÁTICA SE MOSTRA PERTINENTE, POIS VIABILIZA UM TRABALHO DE DUPLA ROTA PEDAGÓGICA FAVORÁVEL AO ENSINO E À APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA PELA CRIANÇA BILÍNGUE.