A BOTÂNICA, ÁREA DA BIOLOGIA QUE ESTUDA, AGRUPA E CLASSIFICA OS VEGETAIS EM CATEGORIAS, POR MEIO
DOS ESTUDOS TAXONÔMICOS, É PARTE INDISPENSÁVEL AO CONHECIMENTO BIOLÓGICO. MAS, PARA
SELECIONAR O QUE É INDISPENSÁVEL OU DISPENSÁVEL, É POR MEIO DO CURRÍCULO MÍNIMO, PAUTADO EM
DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES CURRICULARES, QUE ESTES CONHECIMENTOS SERÃO IMPLEMENTADOS NO ENSINO.
DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO APRESENTA DISCUSSÕES ACERCA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES,
SOBRETUDO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, TENDO POR RECORTE O ENSINO DE
BOTÂNICA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA
BAHIA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJO MÉTODO DE COLETA DE DADOS É A PESQUISA
DOCUMENTAL, SENDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO A METODOLOGIA EMPREGADA PARA CATEGORIZAÇÃO E
DISCUSSÃO DOS DADOS. A PARTIR DISSO, APRESENTAMOS APROXIMAÇÕES ENTRE O QUE VERSAM OS TEÓRICOS
SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES COM AS EXPECTATIVAS QUE ESTAS INSTITUIÇÕES APRESENTAM PARA SEUS
RESPECTIVOS EGRESSOS. POR MEIO DA ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DOS CURRÍCULOS, ESTABELECEMOS QUATRO
CATEGORIAS DE ANÁLISE QUE APRESENTAM SIMILARIDADES ENTRE AS DIFERENTES DISCIPLINAS EM UM TOTAL DE
11 CURSOS. CONSTATAMOS QUE ESTAS INSTITUIÇÕES ESTÃO EMPENHADAS EM ATENDER O QUE DETERMINAM
AS LEGISLAÇÕES QUE SERVEM DE BASE PARA OS PROCEDIMENTOS DE AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO E
RECONHECIMENTO DESTES CURSOS.