A EDUCAÇÃO ATUAL APONTA PARA UMA MUDANÇA DE PERSPECTIVA QUE VEM SENDO INTRODUZIDA NO MODELO DE ENSINO GRADUALMENTE HÁ ALGUM TEMPO E QUE SE ADEQUA À IDEIA DE COMPLEXIDADE PROPOSTA POR MORIN (2001), QUE DEFENDE A REAGRUPAÇÃO DE SABERES PARA COMPREENDER O UNIVERSO, A CONTEXTUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES E O CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR BASEADO NA MULTIDIMENSIONALIDADE. CONSIDERANDO A ATUAL INSTRUMENTALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, PENSADA SOB A PERSPECTIVA DA MULTIDIMENSIONALIDADE, REVESTE-SE DO CARÁTER DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. POR ISSO É IMPORTANTE QUE, DURANTE SUA FORMAÇÃO, O PROFESSOR DESENVOLVA ATITUDE CRÍTICO-REFLEXIVA, A FIM DE QUE SUA PRÁTICA DOCENTE PRODUZA CONHECIMENTO SOB O ASPECTO MULTIDIMENSIONAL, CONFORME PROPOSTO POR MORIN. DIANTE DAS CONSIDERAÇÕES APRESENTADAS, REVELA-SE A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, NO CONTEXTO DA COMPLEXIDADE E MULTIDIMENSIONALIDADE PROPOSTAS POR EDGAR MORIN, SOBRE A QUAL FUNDA-SE O PRESENTE TRABALHO, PAUTADO EM UMA PESQUISA DE NATUREZA DESCRITIVA, BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA.