ESTE E-BOOK FOI ESCRITO COM O OBJETIVO DE COMPARTILHAR ORIENTAÇÕES COM EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE A CRIAÇÃO, MONTAGEM MANUTENÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA. HAJA VISTA TER POUCA PRODUÇÃO NA TEMÁTICA, PENSAMOS EM SOCIALIZAR ESTA PESQUISA. QUANTO MAIS O LÚDICO FIZER PARTE DO DIA A DIA DOS ALUNOS E PROFESSORES, MAIS PODEREMOS O COMPREENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA E ASSIM, TER MAIS FUNDAMENTOS E ARGUMENTOS PARA IDENTIFICAR O QUE É UMA AULA LÚDICA. EM UM ESPAÇO DE LUDICIDADE COMO É O CASO DE BRINQUEDOTECA, TORNA-SE MAIS FÁCIL A COMPREENSÃO DESSES CONHECIMENTOS. DENOMINAMOS O TÍTULO DO PROJETO COMO: BRINCANDO E SENDO BRINCANTE NA BRINQUEDOTECA. PROJETO ESTE QUE É FRUTO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PARA POSTERIORMENTE SER APLICADA NA IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA EM INSTITUIÇÕES AFINS. REGISTRAMOS NESTE E-BOOK, SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES DE COMO MONTAR ESSE ESPAÇO DE ENCANTAMENTO E APRENDIZADO, TRAZENDO A VISÃO SUCINTA SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS NA PERCEPÇÃO DOS TEÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA COGNIÇÃO, CITAMOS WALLON, PIAGET, VYGOTSKY. FUNDAMENTAMOS TAMBÉM O TEXTO NAS ORIENTAÇÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. E POR FIM TRAZEMOS UMA FALA DE ESPERANÇA PARA QUE HAJAM PARCERIAS ENTRE O SETOR PÚBLICO E PRIVADO NA CRIAÇÃO DE MUITAS BRINQUEDOTECAS EM NOSSA REGIÃO. ESPERAMOS TER CONTRIBUÍDO COM O CAMPO DO CONHECIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA. ME VEJO COMO PARTE DESSE PROCESSO, COMO ETERNA APRENDIZ DO TEMPO E DA VIDA, E SENDO UMA ETERNA BRINCANTE. VEJO EM MINHA TRAJETÓRIA MUITO AINDA A FAZER PELA EDUCAÇÃO, MAS COM CONSCIÊNCIA TRAGO AQUI MINHA SINGELA CONTRIBUIÇÃO.