ESTE ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE LEVANTAR COMO OCORREU O ACESSO DE PESSOAS COM CEGUEIRA A GRÁFICOS CONTIDOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, NO PERÍODO DE 2010 A 2020. PARA TANTO FORAM PESQUISADOS ARTIGOS EM PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS EM DEFICIÊNCIA VISUAL, QUE FORAM: ‘JOURNAL OF VISUAL IMPAIRMENT & BLINDNESS’ E ‘BRITISH JOURNAL OF VISUAL IMPAIRMENT’, ALÉM DO PERIÓDICO BRASILEIRO ‘REVISTA BENJAMIN CONSTANT’. NOS PERIÓDICOS INTERNACIONAIS FOI REALIZADA A MESMA PESQUISA COM OS DESCRITORES REPRESENTATIVOS DA TEMÁTICA DE INVESTIGAÇÃO FORAM (BLINDNESS) AND (MATHEMATICS) AND (GRAPHICS). NO PERIÓDICO BRASILEIRO, FOI BUSCADO O TERMO ‘GRÁFICO’. DEPOIS DE APLICADOS OS CRITÉRIOS, FORAM SELECIONADOS DEZ ARTIGOS, SENDO SEIS ENTREVISTAS E QUATRO SOBRE PROCEDIMENTO DE ENSINO. DE MANEIRA GERAL, TANTO AS ENTREVISTAS COMO OS ESTUDOS QUE OBJETIVARAM DESENVOLVER ESTRATÉGIAS DE ENSINO, INDICARAM O DESAFIO DE CONSEGUIR REALIZAR UMA DESCRIÇÃO ADEQUADA DAS IMAGENS E GRÁFICOS MATEMÁTICOS, INDICANDO A NECESSIDADE DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIVERSOS NAS ADAPTAÇÕES DAS ATIVIDADES QUE APRESENTEM CONTEÚDOS POR IMAGENS.