ESSE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA). O OBJETIVO É REFLETIR ACERCA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS LICENCIANDOS DA UFRA – BELÉM EM RELAÇÃO A SUA FORMAÇÃO DOCENTE E A INSTITUIÇÃO DE ENSINO. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA E FOI REALIZADA A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO DE DADOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO APLICADO AOS ALUNOS DAS LICENCIATURAS. COMO TÉCNICA DE ANÁLISE FOI UTILIZADO A ANÁLISE DE CONTEÚDO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE BARDIN (1977). ENQUANTO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE NÓVOA (2017) SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. A PESQUISA TEVE COMO RESULTADOS ANÁLISES SIGNIFICATIVAS A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS. ABORDOU A COMPREENSÃO DISCENTE ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, PASSANDO PELA PERCEPÇÃO QUE POSSUEM SOBRE A UFRA A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ALÉM DISSO, DESTACOU-SE A COMPREENSÃO E A PERCEPÇÃO DE SI MESMOS ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES. POR FIM, OBSERVA-SE QUE ESTE ARTIGO CONTRIBUI PARA AS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES BRASILEIROS, DE FORMA PARTICULAR DE PROFESSORES AMAZÔNIDAS.