ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PRÉ-ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E SUA TRANSIÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESTUDO PARTIU DE INQUIETAÇÕES, CONVIVÊNCIA E PARTICIPAÇÃO JUNTO À FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE QUATRO E CINCO ANOS DE IDADE E SUA TRANSFERÊNCIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. PARTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE CALDAS NOVAS (GO). PARA TANTO, DESENVOLVEU-SE, COM UM GRUPO DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAVAM O ÚLTIMO PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL, UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA, INICIADA EM 2017 E CONCLUÍDA EM 2018, ALÉM DA REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FOI FEITA TAMBÉM UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER INVESTIGATIVO EXPLORATÓRIO, POR MEIO DE ENTREVISTA REALIZADA EM DUAS INSTITUIÇÕES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO. PARA COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, O REGISTRO EM DIÁRIO DE BORDO E O REGISTRO FOTOGRÁFICO. A PESQUISA FAZ UM RESGATE HISTÓRICO SOBRE O CONCEITO DE INFÂNCIA NAS SOCIEDADES PASSADAS DISCUTINDO-SE SOBRE O PAPEL PEDAGÓGICO QUE A PRÉ-ESCOLA TEM PARA COM A CRIANÇA EM SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, BASEADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS TRABALHAREM COM QUALIDADE NO PERÍODO PRÉ-ESCOLAR, PARA A SUA POSTERIOR INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL. COMO RESULTADO DESTE TRABALHO, DESTACA-SE A IMPORTÂNCIA DA PRÉ-ESCOLA, NÃO SOMENTE NO SENTIDO DE FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DO PÚBLICO INFANTIL.