O LIVRO DIDÁTICO TORNOU-SE UM DOS COMPONENTES DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. PENSANDO NISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO, ESPECIFICAMENTE, DISCORRER SOBRE ALGUMAS ESPECIFICIDADES DE SUA UTILIZAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARA TANTO, ELEGEMOS, COMO APORTE TEÓRICO, ESTUDOS RELACIONADOS AO USO DOS LIVROS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA E SUAS POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES COM O CAMPO DE PESQUISA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REALIZAMOS A PRODUÇÃO DE DADOS COM FUTUROS PROFESSORES MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II, DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS), POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, UTILIZANDO O ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS REVELARAM A NECESSIDADE DE REFLEXÃO CRÍTICA QUANTO À ESCOLHA E UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE OS FUTUROS PROFESSORES APONTARAM POSSÍVEIS POTENCIALIDADES, DESAFIOS E PROBLEMÁTICAS ACERCA DO LIVRO DIDÁTICO