A EDUCAÇÃO, EM TODOS OS NÍVEIS, TEM EXPERIMENTADO VÁRIOS DESAFIOS FRENTE À PANDEMIA DO COVID - 19. AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS TIVERAM O SEU TRABALHO INTERROMPIDO REPENTINAMENTE E PRECISARAM SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DO ENSINO VIRTUAL. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEBRUÇAR-SE SOBRE O CENÁRIO ENFRENTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) - CAMPUS SOUSA, REFLETINDO ACERCA DA REALIDADE DOS ESTUDANTES DA INSTITUIÇÃO EM RELAÇÃO AO ACESSO À INTERNET E AOS EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA ACOMPANHAREM AS AULAS VIRTUAIS, DURANTE O ANO DE 2020. ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, BASEADA NA ANÁLISE DA PESQUISA DE CONECTIVIDADE REALIZADA PELO GRUPO DE TRABALHO DE DADOS E ENTRETENIMENTO, CONSTITUÍDO POR SERVIDORES DO REFERIDO CAMPUS, E NOS EDITAIS QUE OFERTARAM AUXÍLIO DIGITAL PARA OS DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS. ENTENDENDO, ANTES DE TUDO, O ACESSO À EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO HUMANO E, ASSIM, A PREMENTE NECESSIDADE DE SE INCLUIR E PROPORCIONAR IGUALDADE DE CONDIÇÕES DE ACESSO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES. ASSIM, O ESTUDO REVELOU QUE 810 ESTUDANTES RESPONDERAM À PESQUISA DE CONECTIVIDADE, DENTRE OS 1.156 MATRICULADOS. E, DE ACORDO COM OS EDITAIS EMITIDOS, 556 DELES FORAM CONTEMPLADOS COM AUXÍLIO CONECTIVIDADE. DESSA FORMA, CONCLUI-SE QUE A INSTITUIÇÃO DESENVOLVEU AÇÕES, VISANDO PROPORCIONAR O ACESSO DOS ESTUDANTES AO ENSINO VIRTUAL, EMBORA NÃO TENHA CONSEGUIDO ATINGIR A TOTALIDADE DOS ALUNOS DO REFERIDO CAMPUS.