ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE COMO APRENDER A CONVIVER NA ESCOLA VIRTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA. RETRATA A PERCEPÇÃO DE 48 ESTUDANTES MATRICULADOS(AS) NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (CAP-UFPE), COM IDADE CRONOLÓGICA ENTRE 11 E 13 ANOS. O TEMA DO APRENDER A CONVIVER FOI PAUTADO EM AULAS SÍNCRONAS E ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NA 1ª UNIDADE NO ANO LETIVO DE 2021, RESULTANDO EM UMA PRODUÇÃO TEXTUAL QUE SERVIU DE INSTRUMENTO BASE PARA O ESTUDO. OS TEXTOS FORAM ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC), SENDO ELENCADAS 8 (OITO) CATEGORIAS MEDIANTE OS PROCESSOS PRÓPRIOS DA REFERIDA ABORDAGEM DE ANÁLISE. OS DADOS CATEGORIZADOS SÃO REVELADORES DO OLHAR ATENTO COM QUE OS(AS) PARTICIPANTES VÊM EXPERIENCIANDO AS MUITAS MUDANÇAS VIVIDAS NO AMBIENTE ESCOLAR EM FUNÇÃO DA COVID-19, ASSOCIADOS A ESTUDOS DESENVOLVIDOS . APRENDER A CONVIER NO ESPAÇO VIRTUAL DA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA TEM SIDO UM DESAFIO DIÁRIO, MOBILIZANDO TODA A COMUNIDADE ESCOLAR NO SENTIDO DA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES INERENTES AO SABER FAZER EM UM CONTEXTO NÃO PLANEJADO, NEM CONSTITUÍDO PARA FUNCIONAR ENQUANTO ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGENS E DE FORMAÇÃO ESCOLAR, PRINCIPALMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A INTERAÇÃO E A CONVIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR VIRTUAL TENDEM A SE MODIFICAR GRADATIVAMENTE POR OCASIÃO DO PERÍODO PANDÊMICO, INSTITUINDO NOVAS MODALIDADES DE SABERES E FAZERES, DEMANDANDO O ESTABELECIMENTO COLETIVO E DEMOCRÁTICO DE UMA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR QUE ACOLHA CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS QUE ATENDAM AO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM SUA TOTALIDADE E INTEGRALIDADE.