ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR O MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A LIGA BRASILEIRA CONTRA O ANALFABETISMO E A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO (ABE), INSTITUIÇÕES CRIADAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX. ESTE PERÍODO MARCADAMENTE FOI PERPASSADO PELAS IDEIAS E AÇÕES DIRECIONADAS A CONFERIR AO BRASIL A FEIÇÃO DE UMA NAÇÃO MODERNA, PROJETO NO QUAL A EDUCAÇÃO OCUPOU UM PAPEL DE CENTRALIDADE. AS INSTITUIÇÕES CONTEMPLADAS NESTE ESTUDO TIVERAM SUAS SEDES NA ENTÃO CAPITAL FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, SENDO QUE A LIGA FOI CRIADA EM 1915 E A ABE NO ANO DE 1924. AS INSTITUIÇÕES CONGREGAVAM POLÍTICOS, MÉDICOS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS, MILITARES, ENTRE OUTROS ATORES SOCIAIS, QUE TINHAM O INTERESSE PELA TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL, QUE DEFENDIAM A SINERGIA DE ESFORÇOS E A ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE PELA DEFESA DA EDUCAÇÃO. O MAPEAMENTO REALIZADO DO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) TEVE COMO RESULTADO A IDENTIFICAÇÃO DE 26 (VINTE E SEIS) DISSERTAÇÕES E TESES DESENVOLVIDAS SOBRE A INSTITUIÇÕES, A PARTIR DE DIFERENTES PERSPECTIVAS, ENTRE OS ANOS DE 1988 A 2017. DESTACAMOS A RELEVÂNCIA E ABRANGÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES E SUAS AÇÕES NO TERRITÓRIO NACIONAL, NA DISSEMINAÇÃO DE IDEIAS E PROPOSTAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PERÍODO. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS, DESTACAMOS O POSSÍVEL SILENCIAMENTO NA HISTORIOGRAFIA EM RELAÇÃO A LIGA E A DIVERSIDADE DE ELEMENTOS POSSÍVEL DE SEREM INVESTIGADOS A PARTIR DESSAS INSTITUIÇÕES E DOS INTELECTUAIS QUE NELAS ATUAVAM.