O PRESENTE ARTIGO ABRANGE UMA PESQUISA SITUADA NO GRUPO DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
QUE ABORDOU O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NO ESTUDO DOS POLÍGONOS. NO CAMPO
INVESTIGATIVO, ELE FOI NORTEADO PELO SEGUINTE PROBLEMA DE PESQUISA: COMO O USO DA GAMIFICAÇÃO,
ENQUANTO ESTRATÉGIA LÚDICA, PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO DOS POLÍGONOS E, SIMULTANEAMENTE,
FACILITAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE MANEIRA ATIVA, DINÂMICA E TAMBÉM SIGNIFICATIVA? A
METODOLOGIA EMPREGADA PARA A ANÁLISE DOS DADOS ADOTADA NA PESQUISA VINCULA-SE A PESQUISA DE
ABORDAGEM QUALITATIVA E SEU DEU MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA, APLICADA
REMOTAMENTE, PARA DUAS TURMAS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NO
ÂMBITO DO PROJETO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID -UFPBCAMPUS IV – NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL SENADOR RUI CARNEIRO – LOCALIZADA NO
MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE/PB. FORAM ABORDADOS NA OFICINA CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM CONCEITOS
DOS POLÍGONOS, UTILIZANDO COMO PRINCIPAL RECURSO O USO DO WORDWALL. PARA PRODUÇÃO DOS DADOS
FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO E UM GAME EM FORMATO DE QUIZ PARA REVISÃO DO ASSUNTO E EXECUÇÃO
DA TRILHA DOS POLÍGONOS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS REVELARAM QUE A FORMA GAMIFICADA DE
APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO CONTRIBUIU PARA QUE OS ALUNOS FICASSEM ENGAJADOS E ENTUSIASMADOS COM
O TEMA DE ESTUDO. POR FIM, O ESTUDO EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE PRÁTICAS FORMATIVAS NOS CURSOS
DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE TANTO NESSES TEMPOS PANDÊMICOS
QUANTO PARA ALÉM DELE. NESSE CENÁRIO, O PIBID TAMBÉM CONFIGURA-SE COMO UMA INTERFACE ENTRE A
ESCOLA E A UNIVERSIDADE.