COM BASE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E NA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PODE-SE DIZER QUE O MEIO EM QUE O SER HUMANO ESTÁ INSERIDO DESPONTA COMO FONTE FAVORÁVEL PARA SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE SUAS CARACTERÍSTICAS ESPECIFICAMENTE HUMANAS. CONSIDERANDO ESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REVISÃO TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICA PARA REFLETIR A RESPEITO DA EDUCAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. UTILIZOU-SE, PARA ISSO, DE PRODUÇÕES JÁ EXISTENTES ACERCA DO ASSUNTO, TAIS COMO: LIVROS, TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS. A PARTIR DISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A ESCOLA DESEMPENHA UM PAPEL MAIOR DO QUE O DE TRABALHAR COM PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ELA TAMBÉM ASSUME UM PAPEL DE TRANSFORMADORA SOCIAL AO POSSIBILITAR O MOVIMENTO DIALÉTICO ENTRE O SUJEITO HUMANO E OS VÁRIOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A EDUCAÇÃO ESCOLAR. ASSIM, CONSIDERA-SE ESSENCIAL QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS ESTEJA ESTREITAMENTE RELACIONADO À REALIDADE E À NECESSIDADE DOS ESTUDANTES, À VISTA DE PROMOVER SERES HUMANIZADOS E ATIVOS. LOGO, O INTUITO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR DEVE SEGUIR NA DIREÇÃO DA EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS, PROMOVENDO ESPAÇOS DE REFLEXÃO E PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE A LÓGICA QUE DEMARCA A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO SISTEMA CAPITALISTA. ISSO NÃO SE CONFIGURA UM PROCESSO DE SIMPLES EFETIVAÇÃO, CONTUDO, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE BUSCAM OLHAR O ALUNO INSERIDO NUM CONTEXTO DEVEM TRABALHAR COM A TOTALIDADE E A COMPLEXIDADE DO SUJEITO E DE SEU CONTEXTO. COM ISSO, CONTRIBUI COM UMA EDUCAÇÃO QUE TRANSFORME O SUJEITO, PAUTADA EM CONDIÇÕES DE VALORIZAÇÃO HUMANA, AUTONOMIA E DE IGUALDADE DE DIREITOS.