A GESTÃO DEMOCRÁTICA, AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS GESTORES E OS DESAFIOS PARA O EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DO PEDAGOGO NOS DIVERSOS NÍVEIS DE ATUAÇÃO DESTE PROFISSIONAL, SÃO ANALISADAS POR VARIADAS ÁREAS DE ESTUDO. OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DESTE TRABALHO FORAM ANALISAR A REALIDADE E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PEDAGOGO EM MUNICÍPIOS LITORAL DO PARANÁ E LEVANTAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE O PEDAGOGO ENFRENTA EM SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS COMO PROFISSIONAL. FOI ELABORADO QUESTIONÁRIO E APLICADO POR VIA DIGITAL, EM 19 PEDAGOGOS NO LITORAL DO PARANÁ EM ATIVIDADE. O ESTUDO FOI DO TIPO DESCRITIVO EXPLORATÓRIO EXECUTADO ENTRE OS ANOS DE 2019 E 2020. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS PEDAGOGOS POSSUEM SATISFAÇÃO NO TRABALHO QUE EXECUTAM E MOSTRARAM COMO MAIORES DESAFIOS AS QUESTÕES RELACIONADAS À INCLUSÃO, LIGADAS AO AMBIENTE FÍSICO DAS ESCOLAS, SOBRECARGA DE TRABALHO E JORNADA DE TRABALHO, RELACIONAMENTO ENTRE PROFESSORES E PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS NA ESCOLA. CONSIDERA-SE QUE OS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FORMAÇÃO CONTINUADA, MELHORIAS NAS QUESTÕES ARQUITETÔNICAS DAS EDIFICAÇÕES ESCOLARES E APRIMORAMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, PODEM MELHORAR A AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PEDAGOGO DO LITORAL DO PARANÁ.