ESSE ARTIGO REFLETE SOBRE A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS PARA A
VALORIZAÇÃO DA VELHICE E RESISTÊNCIA À LÓGICA DO CAPITAL. PARA TAL, ORGANIZA-SE O TRABALHO EM TRÊS SESSÕES.
NA PRIMEIRA, TRATAMOS DA NEGAÇÃO DA VELHICE FACE À PRODUÇÃO CAPITALISTA. NA SEGUNDA, DÁ-SE
VISIBILIDADE AO APARATO LEGAL QUE GARANTE DIREITOS PARA A PESSOA IDOSA CONTRAPONDO-SE A SUA NEGAÇÃO. NA
TERCEIRA E ÚLTIMA, ABORDA-SE ASPECTOS PSICOLÓGICOS QUE CONTRIBUEM PARA O ENTENDIMENTO DO
ENVELHECIMENTO. SENDO ASSIM, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, EM QUE
RESPECTIVAMENTE, TRATAM DA RELAÇÃO ENTRE O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA E
A VELHICE, TAIS COMO: PAIVA (2014); MARX (2013); BOSI (2003); O ESTATUTO DO IDOSO (2013); ENTRE OUTROS.
COMO RESULTADOS DA PESQUISA, APONTAM-SE OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO
PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERGERACIONAIS NO PROCESSO DE VALORIZAÇÃO DO IDOSO.