SER PROFESSOR CAMPESINO EM SALA MULTISERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81878 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "SER PROFESSOR CAMPESINO EM SALA MULTISERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO QUESTÃO CENTRAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OBJETIVO PRINCIPAL DO PRESENTE ARTIGO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ENQUANTO PROFESSORA CAMPESINA EM UMA SALA MULTISSERIADA A RELAÇÃO ENTRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO REGULAR TRADICIONAL, QUANDO OCORRIDA EM SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO A UMA PANDEMIA MUNDIAL, DEVEM SER ANALISADAS E CONSTRUÍDAS EM UMA ÓTICA COMPLETAMENTE DIFERENTE, POR SEREM, AS SALAS MULTISSERIADAS, PARTE INTEGRANTE DAS ESCOLAS DO CAMPO, ONDE A MAIORIA DE UMA SÉRIE DE FATORES A FAZEM COMPLETAMENTE DIFERENTE DAQUILO QUE SE PODE OBSERVAR NAS ESCOLAS URBANAS QUE SÃO HABILITADAS AO MENOS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, DIFERENTEMENTE DAS ESCOLAS DO CAMPO. O MULTISSERIADO É O PONTO DE INGRESSO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS CRIANÇAS QUE MORAM NO CAMPO. A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS E DA EXPERIÊNCIA DE MINHA SALA DE AULA MULTISSERIADA DO CAMPO CONSEGUIREMOS MOSTRAR EM NOSSA PESQUISA COMO ATUA O EDUCADOR NAS SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO AO ENSINO EMERGENCIAL. NOSSO TRABALHO É DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS CONTATO DIRETO COM A PRÁTICA NOS APORTAMOS EM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS QUE NOS CONDUZIRAM DURANTE TODA A PESQUISA. O DESAFIO QUE SE APRESENTOU, APÓS ESSE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO, SE SITUOU NA IMPORTÂNCIA DE FALARMOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, JÁ QUE A MESMA PASSA POR TANTAS LUTAS E FALTA DE RECONHECIMENTO. TAL DESAFIO ESTÁ, EM RECONHECER O PODER TRANSFORMADOR QUE A EDUCAÇÃO CAMPESINA PODE OFERECER, MESMO EM MEIO A TANTAS DIFICULDADES. ESTA PESQUISA APONTA, AINDA, PARA A NECESSIDADE DE ENXERGAR OS DESAFIOS DIÁRIOS DOS DOCENTES CAMPESINOS PERANTE TANTAS DIFICULDADES, COMO TAMBÉM COMPREENDER OS AGENTES SOCIAIS PROTAGONISTAS QUE MORAM NESSES AMBIENTES RIQUÍSSIMOS EM CULTURA A SE ENCONTRAREM E SE SENTIREM PERTENCENTES DAQUELE LUGAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 17: Educação do Campo e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MULTISSERIADAS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA17_ID577_27092021110248.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81878 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 97 "inscrito_id" => 577 "titulo" => "SER PROFESSOR CAMPESINO EM SALA MULTISERIADA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO QUESTÃO CENTRAL A EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. OBJETIVO PRINCIPAL DO PRESENTE ARTIGO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ENQUANTO PROFESSORA CAMPESINA EM UMA SALA MULTISSERIADA A RELAÇÃO ENTRE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E ENSINO REGULAR TRADICIONAL, QUANDO OCORRIDA EM SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO A UMA PANDEMIA MUNDIAL, DEVEM SER ANALISADAS E CONSTRUÍDAS EM UMA ÓTICA COMPLETAMENTE DIFERENTE, POR SEREM, AS SALAS MULTISSERIADAS, PARTE INTEGRANTE DAS ESCOLAS DO CAMPO, ONDE A MAIORIA DE UMA SÉRIE DE FATORES A FAZEM COMPLETAMENTE DIFERENTE DAQUILO QUE SE PODE OBSERVAR NAS ESCOLAS URBANAS QUE SÃO HABILITADAS AO MENOS DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, DIFERENTEMENTE DAS ESCOLAS DO CAMPO. O MULTISSERIADO É O PONTO DE INGRESSO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DAS CRIANÇAS QUE MORAM NO CAMPO. A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS E DA EXPERIÊNCIA DE MINHA SALA DE AULA MULTISSERIADA DO CAMPO CONSEGUIREMOS MOSTRAR EM NOSSA PESQUISA COMO ATUA O EDUCADOR NAS SALAS MULTISSERIADAS EM MEIO AO ENSINO EMERGENCIAL. NOSSO TRABALHO É DE CUNHO QUALITATIVO, TIVEMOS CONTATO DIRETO COM A PRÁTICA NOS APORTAMOS EM LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS QUE NOS CONDUZIRAM DURANTE TODA A PESQUISA. O DESAFIO QUE SE APRESENTOU, APÓS ESSE TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO, SE SITUOU NA IMPORTÂNCIA DE FALARMOS DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRINCIPALMENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, JÁ QUE A MESMA PASSA POR TANTAS LUTAS E FALTA DE RECONHECIMENTO. TAL DESAFIO ESTÁ, EM RECONHECER O PODER TRANSFORMADOR QUE A EDUCAÇÃO CAMPESINA PODE OFERECER, MESMO EM MEIO A TANTAS DIFICULDADES. ESTA PESQUISA APONTA, AINDA, PARA A NECESSIDADE DE ENXERGAR OS DESAFIOS DIÁRIOS DOS DOCENTES CAMPESINOS PERANTE TANTAS DIFICULDADES, COMO TAMBÉM COMPREENDER OS AGENTES SOCIAIS PROTAGONISTAS QUE MORAM NESSES AMBIENTES RIQUÍSSIMOS EM CULTURA A SE ENCONTRAREM E SE SENTIREM PERTENCENTES DAQUELE LUGAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 17: Educação do Campo e Inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, MULTISSERIADAS, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA17_ID577_27092021110248.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA VITÓRIA GOMES COSTA" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA" "autor_email" => "mvitoriagomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }