O PRESENTE ESTUDO ABORDAR? O PROCESSO DA AQUISI??O DA LINGUAGEM POR CRIAN?AS KODAS (KIDS OF DEAF ADULTS ) NA L?NGUA PORTUGUESA E NA L?NGUA BRASILEIRA DE SINAIS -LIBRAS S?O FILHOS OUVINTES CRIAN?AS DE PAIS SURDOS. QUANDO AINDA PEQUENAS ESSAS CRIAN?AS PODEM SE TORNAR BIL?NGUES POR UTILIZAR DUAS L?NGUAS LIBRAS/PORTUGU?S SIMULTANEAMENTE POR CONTA DE SEUS PAIS SURDOS E TAMB?M DO CONTATO COM OUVINTES DA FAM?LIA OU A INSER??O NO MEIO SOCIAL FUTURAMENTE NO ?MBITO ESCOLAR. NESSA PESQUISA QUEREMOS IDENTIFICAR ATRAV?S DE METODOLOGIAS BIOGR?FICAS NA QUAL L?NGUA A CRIAN?A SE ADAPTA MELHOR E QUAL SERIA A L?NGUA MATERNA NESSES CASOS, SE SERIA A L?NGUA DE SINAIS OU A L?NGUA ORAL. A FUNDAMENTA??O TE?RICA VEM A PARTIR DE AUTORES COMO STOKOE (1960), QUADROS (2007), VYGOTSKY (1982), ENTRE OUTROS AUTORES QUE TRABALHAM COM A TEM?TICA, POR SER UM CAMPO DE PESQUISA ESCASSO. ESPERA-SE QUE ESTA PESQUISA VENHA SOMAR COM OS ESTUDOS DA ?REA J? PUBLICADOS, CONTRIBUINDO E VALORIZANDO A COMUNIDADE SURDA BRASILEIRA E EM ESPECIAL AOS KODAS SENDO ESTES MINORIAS E VISTOS COMO DIFERENTES NO PA?S.