BRITO, Fábio Bezerra De. Discernindo o capacitismo na escola. Anais do IV CINTEDI 2021... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81760>. Acesso em: 24/11/2024 10:36
CAPACITISMO É O PRECONCEITO, DESVALORIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. É UM FENÔMENO COMPLEXO, BASTANTE AMPLO E QUE SUSCITA CADA VEZ MAIS ESTUDOS E PESQUISAS. NESTE TRABALHO, PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO E REVISÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS ABARCANDO RELATOS PESSOAIS, ENTREVISTAS E NARRATIVAS DE ALUNOS E EX-ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE SEUS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMUM. PROCURAMOS COM ISSO INVESTIGAR E ANALISAR DADOS RELATIVOS À OCORRÊNCIA DE CONCEPÇÕES, ATITUDES, DISCURSOS E COMPORTAMENTOS CAPACITISTAS PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA COMUM NO CONTEXTO HISTÓRICO POSTERIOR À APROVAÇÃO DE LEIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL. OS ACHADOS INICIAIS INDICAM QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA PASSARAM POR DIFERENTES TIPOS DE DESVANTAGENS EM DECORRÊNCIA DO CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR, AINDA QUE POLÍTICAS INCLUSIVISTAS TIVESSEM SIDO COLOCADAS EM PRÁTICA NO PERÍODO ABORDADO. CONCLUI-SE QUE O CAPACITISMO É REPRODUZIDO, ÀS VEZES DE MODO SUTIL E INCONSCIENTE, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, INTERGRUPAIS E INSTITUCIONAIS, ESTENDENDO-SE A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO NECESSÁRIOS MAIS ESTUDOS NO SENTIDO DE COMPREENDER SEUS EFEITOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA.