DISCERNINDO O CAPACITISMO NA ESCOLA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81760 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 63 "titulo" => "DISCERNINDO O CAPACITISMO NA ESCOLA" "resumo" => "CAPACITISMO É O PRECONCEITO, DESVALORIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. É UM FENÔMENO COMPLEXO, BASTANTE AMPLO E QUE SUSCITA CADA VEZ MAIS ESTUDOS E PESQUISAS. NESTE TRABALHO, PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO E REVISÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS ABARCANDO RELATOS PESSOAIS, ENTREVISTAS E NARRATIVAS DE ALUNOS E EX-ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE SEUS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMUM. PROCURAMOS COM ISSO INVESTIGAR E ANALISAR DADOS RELATIVOS À OCORRÊNCIA DE CONCEPÇÕES, ATITUDES, DISCURSOS E COMPORTAMENTOS CAPACITISTAS PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA COMUM NO CONTEXTO HISTÓRICO POSTERIOR À APROVAÇÃO DE LEIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL. OS ACHADOS INICIAIS INDICAM QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA PASSARAM POR DIFERENTES TIPOS DE DESVANTAGENS EM DECORRÊNCIA DO CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR, AINDA QUE POLÍTICAS INCLUSIVISTAS TIVESSEM SIDO COLOCADAS EM PRÁTICA NO PERÍODO ABORDADO. CONCLUI-SE QUE O CAPACITISMO É REPRODUZIDO, ÀS VEZES DE MODO SUTIL E INCONSCIENTE, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, INTERGRUPAIS E INSTITUCIONAIS, ESTENDENDO-SE A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO NECESSÁRIOS MAIS ESTUDOS NO SENTIDO DE COMPREENDER SEUS EFEITOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, CAPACITISMO, ESCOLA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA11_ID63_17102021210549.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO BEZERRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO B. BRITO" "autor_email" => "fabiobezerradebrito@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81760 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 219 "inscrito_id" => 63 "titulo" => "DISCERNINDO O CAPACITISMO NA ESCOLA" "resumo" => "CAPACITISMO É O PRECONCEITO, DESVALORIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA. É UM FENÔMENO COMPLEXO, BASTANTE AMPLO E QUE SUSCITA CADA VEZ MAIS ESTUDOS E PESQUISAS. NESTE TRABALHO, PROCEDEMOS AO LEVANTAMENTO E REVISÃO DE ARTIGOS ACADÊMICOS ABARCANDO RELATOS PESSOAIS, ENTREVISTAS E NARRATIVAS DE ALUNOS E EX-ALUNOS COM DEFICIÊNCIA SOBRE SEUS PERCURSOS DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO COMUM. PROCURAMOS COM ISSO INVESTIGAR E ANALISAR DADOS RELATIVOS À OCORRÊNCIA DE CONCEPÇÕES, ATITUDES, DISCURSOS E COMPORTAMENTOS CAPACITISTAS PRESENTES NO COTIDIANO DA ESCOLA COMUM NO CONTEXTO HISTÓRICO POSTERIOR À APROVAÇÃO DE LEIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO BRASIL. OS ACHADOS INICIAIS INDICAM QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA PASSARAM POR DIFERENTES TIPOS DE DESVANTAGENS EM DECORRÊNCIA DO CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR, AINDA QUE POLÍTICAS INCLUSIVISTAS TIVESSEM SIDO COLOCADAS EM PRÁTICA NO PERÍODO ABORDADO. CONCLUI-SE QUE O CAPACITISMO É REPRODUZIDO, ÀS VEZES DE MODO SUTIL E INCONSCIENTE, NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, INTERGRUPAIS E INSTITUCIONAIS, ESTENDENDO-SE A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, SENDO NECESSÁRIOS MAIS ESTUDOS NO SENTIDO DE COMPREENDER SEUS EFEITOS NA ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 11: Direitos Humanos e Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "PESSOA COM DEFICIÊNCIA, CAPACITISMO, ESCOLA, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA11_ID63_17102021210549.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO BEZERRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "FÁBIO B. BRITO" "autor_email" => "fabiobezerradebrito@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }