NESTE ARTIGO QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS ESPORTES COLETIVOS E JOGOS COOPERATIVOS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, APRESENTO QUESTIONAMENTOS DE COMO OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM SER METODOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. EM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO (GODOY, 1995). UTILIZOU-SE OS ESTUDOS DE PENSADORES CLÁSSICOS COMO PIAGET (1998), BEM COMO, PENSADORES CONTEMPORÂNEOS, A EXEMPLO DE CUNHA (2018; 2019), ALVES (2016), QUE POR MEIO DE SUAS PESQUISAS ABORDAM A TEMÁTICA DISCUTIDA NESTA PESQUISA, E TENTAM FAZER A DIFERENÇA NO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATUAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE A SOCIALIZAÇÃO É UMA DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE DÉFICIT EM CRIANÇAS COMO AUTISMO, LOGO OS PROFESSORES PODEM FICAR ANGUSTIADOS E CONFUSOS ACERCA DE QUAL METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PODEM SER UTILIZADAS PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES SOCIAIS DAS CRIANÇAS, NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBSERVADOS É QUE OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM ESTIMULAR ESSA INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL, CONTRIBUINDO PARA A SUA COMUNICAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE EM SUA APRENDIZAGEM, JÁ QUE SUA AUTOESTIMA E SEU CONHECIMENTO COMO SUJEITO QUE PERTENCE AO GRUPO VÃO FAVORECER NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO PEDAGÓGICA.