CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81744 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 860 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "NESTE ARTIGO QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS ESPORTES COLETIVOS E JOGOS COOPERATIVOS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, APRESENTO QUESTIONAMENTOS DE COMO OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM SER METODOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. EM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO (GODOY, 1995). UTILIZOU-SE OS ESTUDOS DE PENSADORES CLÁSSICOS COMO PIAGET (1998), BEM COMO, PENSADORES CONTEMPORÂNEOS, A EXEMPLO DE CUNHA (2018; 2019), ALVES (2016), QUE POR MEIO DE SUAS PESQUISAS ABORDAM A TEMÁTICA DISCUTIDA NESTA PESQUISA, E TENTAM FAZER A DIFERENÇA NO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATUAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE A SOCIALIZAÇÃO É UMA DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE DÉFICIT EM CRIANÇAS COMO AUTISMO, LOGO OS PROFESSORES PODEM FICAR ANGUSTIADOS E CONFUSOS ACERCA DE QUAL METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PODEM SER UTILIZADAS PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES SOCIAIS DAS CRIANÇAS, NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBSERVADOS É QUE OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM ESTIMULAR ESSA INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL, CONTRIBUINDO PARA A SUA COMUNICAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE EM SUA APRENDIZAGEM, JÁ QUE SUA AUTOESTIMA E SEU CONHECIMENTO COMO SUJEITO QUE PERTENCE AO GRUPO VÃO FAVORECER NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "AUTISMO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, ESPORTES, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID860_18102021203017.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO V" "autor_email" => "luiz.eeduardo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81744 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 224 "inscrito_id" => 860 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA" "resumo" => "NESTE ARTIGO QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OS ESPORTES COLETIVOS E JOGOS COOPERATIVOS PODEM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E PEDAGÓGICAS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, APRESENTO QUESTIONAMENTOS DE COMO OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM SER METODOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DESSAS CRIANÇAS. EM UMA METODOLOGIA QUALITATIVA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO (GODOY, 1995). UTILIZOU-SE OS ESTUDOS DE PENSADORES CLÁSSICOS COMO PIAGET (1998), BEM COMO, PENSADORES CONTEMPORÂNEOS, A EXEMPLO DE CUNHA (2018; 2019), ALVES (2016), QUE POR MEIO DE SUAS PESQUISAS ABORDAM A TEMÁTICA DISCUTIDA NESTA PESQUISA, E TENTAM FAZER A DIFERENÇA NO MODELO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA ATUAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRARAM QUE A SOCIALIZAÇÃO É UMA DAS PRINCIPAIS ÁREAS DE DÉFICIT EM CRIANÇAS COMO AUTISMO, LOGO OS PROFESSORES PODEM FICAR ANGUSTIADOS E CONFUSOS ACERCA DE QUAL METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS DE ENSINO PODEM SER UTILIZADAS PARA DESENVOLVER AS HABILIDADES SOCIAIS DAS CRIANÇAS, NESTE SENTIDO, OS RESULTADOS OBSERVADOS É QUE OS JOGOS COOPERATIVOS E ESPORTES COLETIVOS PODEM ESTIMULAR ESSA INSERÇÃO NO MEIO SOCIAL, CONTRIBUINDO PARA A SUA COMUNICAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE EM SUA APRENDIZAGEM, JÁ QUE SUA AUTOESTIMA E SEU CONHECIMENTO COMO SUJEITO QUE PERTENCE AO GRUPO VÃO FAVORECER NO PROCESSO DA AQUISIÇÃO PEDAGÓGICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 06: Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva" "palavra_chave" => "AUTISMO, APRENDIZAGEM, DESENVOLVIMENTO, ESPORTES, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA6_ID860_18102021203017.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ EDUARDO VIEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO V" "autor_email" => "luiz.eeduardo@hotmail.com" "autor_ies" => "UFAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }