Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES

Palavra-chaves: LEITURA FÁCIL, ADAPTAÇÃO DE TEXTO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MANUAL, LÍNGUA PORTUGUESA Comunicação Oral (CO) AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81824
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 142
    "titulo" => "MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, INTITULADO “MANUAL DE LEITURA FÁCIL”. ESSE PROJETO EM COMO OBJETIVO ELABORAR UM MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES, A FIM DE QUE POSSAM REALIZAR ADAPTAÇÕES DE TEXTOS DIDÁTICOS E LITERÁRIOS. A LEITURA FÁCIL É UM MODO DE ESCRITA QUE FACILITA A COMPREENSÃO E CONTRIBUIU PARA CONSEGUIR MAIS EQUIDADE EM SOCIEDADES DIVERSAS, BENEFICIANDO UM PÚBLICO DIVERSO, COMO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PARA A ELABORAÇÃO DO MANUAL, SERÃO REALIZADOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MANUAIS DE TÉCNICAS DE ADAPTAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA ESPANHOLA; UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS ENCONTRADOS; E UMA SELEÇÃO E UMA ANÁLISE DOS MANUAIS EM ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES SOBRE LEITURA FÁCIL. OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM QUE UM MANUAL EM LEITURA FÁCIL É UMA FERRAMENTA AINDA INÉDITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS MANUAIS ENCONTRADOS EM LÍNGUA INGLESA CONTÉM ORIENTAÇÕES DE ESCRITA PARA PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ESSE PARECE SER UM BOM INDICADOR DE COMO A LEITURA FÁCIL PODE SER USADA PARA ADAPTAR TEXTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "LEITURA FÁCIL, ADAPTAÇÃO DE TEXTO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MANUAL, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA14_ID142_04102021173342.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERONICA PASQUALIN MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA MACHADO"
    "autor_email" => "veronicamachado@sapucaia."
    "autor_ies" => "IFSUL - CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81824
    "edicao_id" => 187
    "trabalho_id" => 141
    "inscrito_id" => 142
    "titulo" => "MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, INTITULADO “MANUAL DE LEITURA FÁCIL”. ESSE PROJETO EM COMO OBJETIVO ELABORAR UM MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES, A FIM DE QUE POSSAM REALIZAR ADAPTAÇÕES DE TEXTOS DIDÁTICOS E LITERÁRIOS. A LEITURA FÁCIL É UM MODO DE ESCRITA QUE FACILITA A COMPREENSÃO E CONTRIBUIU PARA CONSEGUIR MAIS EQUIDADE EM SOCIEDADES DIVERSAS, BENEFICIANDO UM PÚBLICO DIVERSO, COMO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PARA A ELABORAÇÃO DO MANUAL, SERÃO REALIZADOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MANUAIS DE TÉCNICAS DE ADAPTAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA ESPANHOLA; UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS ENCONTRADOS; E UMA SELEÇÃO E UMA ANÁLISE DOS MANUAIS EM ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES SOBRE LEITURA FÁCIL. OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM QUE UM MANUAL EM LEITURA FÁCIL É UMA FERRAMENTA AINDA INÉDITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS MANUAIS ENCONTRADOS EM LÍNGUA INGLESA CONTÉM ORIENTAÇÕES DE ESCRITA PARA PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ESSE PARECE SER UM BOM INDICADOR DE COMO A LEITURA FÁCIL PODE SER USADA PARA ADAPTAR TEXTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Práticas de Leitura, Escrita, Literatura Infantil e Inclusão"
    "palavra_chave" => "LEITURA FÁCIL, ADAPTAÇÃO DE TEXTO, DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, MANUAL, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA14_ID142_04102021173342.pdf"
    "created_at" => "2022-01-10 09:42:07"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERONICA PASQUALIN MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "VERONICA MACHADO"
    "autor_email" => "veronicamachado@sapucaia."
    "autor_ies" => "IFSUL - CÂMPUS SAPUCAIA DO SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, INTITULADO “MANUAL DE LEITURA FÁCIL”. ESSE PROJETO EM COMO OBJETIVO ELABORAR UM MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES, A FIM DE QUE POSSAM REALIZAR ADAPTAÇÕES DE TEXTOS DIDÁTICOS E LITERÁRIOS. A LEITURA FÁCIL É UM MODO DE ESCRITA QUE FACILITA A COMPREENSÃO E CONTRIBUIU PARA CONSEGUIR MAIS EQUIDADE EM SOCIEDADES DIVERSAS, BENEFICIANDO UM PÚBLICO DIVERSO, COMO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PARA A ELABORAÇÃO DO MANUAL, SERÃO REALIZADOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MANUAIS DE TÉCNICAS DE ADAPTAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA ESPANHOLA; UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS ENCONTRADOS; E UMA SELEÇÃO E UMA ANÁLISE DOS MANUAIS EM ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES SOBRE LEITURA FÁCIL. OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM QUE UM MANUAL EM LEITURA FÁCIL É UMA FERRAMENTA AINDA INÉDITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS MANUAIS ENCONTRADOS EM LÍNGUA INGLESA CONTÉM ORIENTAÇÕES DE ESCRITA PARA PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ESSE PARECE SER UM BOM INDICADOR DE COMO A LEITURA FÁCIL PODE SER USADA PARA ADAPTAR TEXTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.