ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, INTITULADO “MANUAL DE LEITURA FÁCIL”. ESSE PROJETO EM COMO OBJETIVO ELABORAR UM MANUAL DE LEITURA FÁCIL EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA EDUCADORES, A FIM DE QUE POSSAM REALIZAR ADAPTAÇÕES DE TEXTOS DIDÁTICOS E LITERÁRIOS. A LEITURA FÁCIL É UM MODO DE ESCRITA QUE FACILITA A COMPREENSÃO E CONTRIBUIU PARA CONSEGUIR MAIS EQUIDADE EM SOCIEDADES DIVERSAS, BENEFICIANDO UM PÚBLICO DIVERSO, COMO PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. PARA A ELABORAÇÃO DO MANUAL, SERÃO REALIZADOS UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE MANUAIS DE TÉCNICAS DE ADAPTAÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA, LÍNGUA INGLESA E LÍNGUA ESPANHOLA; UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS MANUAIS ENCONTRADOS; E UMA SELEÇÃO E UMA ANÁLISE DOS MANUAIS EM ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES SOBRE LEITURA FÁCIL. OS RESULTADOS PARCIAIS APONTAM QUE UM MANUAL EM LEITURA FÁCIL É UMA FERRAMENTA AINDA INÉDITA EM LÍNGUA PORTUGUESA. ALÉM DISSO, A MAIORIA DOS MANUAIS ENCONTRADOS EM LÍNGUA INGLESA CONTÉM ORIENTAÇÕES DE ESCRITA PARA PESSOAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. ESSE PARECE SER UM BOM INDICADOR DE COMO A LEITURA FÁCIL PODE SER USADA PARA ADAPTAR TEXTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.