DIÁRIOS DE BORDO DE UM JOVEM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA
"2021-12-07 14:48:52" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81757 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "DIÁRIOS DE BORDO DE UM JOVEM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A NARRATIVA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO EXERCÍCIO DE PESQUISADOR QUE BUSCA CONTRIBUIR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIAS. PARA ESTUDAR SOBRE DEFICIÊNCIAS É PRECISO CONSIDERAR OS CONTEXTOS SÓCIO-HISTÓRICOS PARTICULARES A FIM DE EVIDENCIAR AS CONCEPÇÕES E PARADIGMAS QUE ATRAVESSAM ESSE UNIVERSO. DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE), 6,7% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DECLAROU TER ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, ESTE CENÁRIO JUSTIFICA A NECESSIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO REPRESENTATIVIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) OCUPANDO ESPAÇOS DE DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE SUAS CONDIÇÕES, ESPECIFICIDADES E POTENCIALIDADES. NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A EXCLUSÃO DAS PCD NÃO SE CONFIGURA POR LIMITAÇÕES DE ORDEM BIOLÓGICA, MAS PRINCIPALMENTE DA INTERAÇÃO DE BARREIRAS SOCIOCULTURAIS COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROMOVAM A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DAS PCD. ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DO CONSTRUCIONISMO SOCIAL ARTICULADA COM UMA PERSPECTIVA FEMINISTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, ENTENDEMOS AS PRÁTICAS DISCURSIVAS COMO FORMAS DE AÇÃO NO MUNDO LOCALIZADAS SOCIAL E HISTORICAMENTE. SENDO ASSIM, A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA MEDIAR A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI O DIÁRIO DE BORDO: UM TEXTO NARRATIVO, FICCIONAL E IMPLICADO. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS A NARRATIVA DE UM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO MECANISMO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DEFICIÊNCIAS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE PESQUISA ENTENDENDO QUE A INSERÇÃO DE PCD NO ÂMBITO CIENTÍFICO CONSTITUI ENQUANTO MECANISMO DE POTENCIALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DESTES DISCENTES PARTINDO DO DIÁLOGO COM TEORIAS, CONCEITOS E METODOLOGIAS DIVERSAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE PESQUISA, PSICOLOGIA SOCIAL, DIÁRIOS, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID276_04102021235426.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JOSÉ EDUARDO" "autor_email" => "eduardocavalcanti33@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81757 "edicao_id" => 187 "trabalho_id" => 166 "inscrito_id" => 276 "titulo" => "DIÁRIOS DE BORDO DE UM JOVEM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO EXERCÍCIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A NARRATIVA DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO EXERCÍCIO DE PESQUISADOR QUE BUSCA CONTRIBUIR NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE DEFICIÊNCIAS. PARA ESTUDAR SOBRE DEFICIÊNCIAS É PRECISO CONSIDERAR OS CONTEXTOS SÓCIO-HISTÓRICOS PARTICULARES A FIM DE EVIDENCIAR AS CONCEPÇÕES E PARADIGMAS QUE ATRAVESSAM ESSE UNIVERSO. DE ACORDO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS (IBGE), 6,7% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA DECLAROU TER ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, ESTE CENÁRIO JUSTIFICA A NECESSIDADE DE PROBLEMATIZAÇÃO DA NÃO REPRESENTATIVIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) OCUPANDO ESPAÇOS DE DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE SUAS CONDIÇÕES, ESPECIFICIDADES E POTENCIALIDADES. NESSE SENTIDO, ENTENDE-SE QUE A EXCLUSÃO DAS PCD NÃO SE CONFIGURA POR LIMITAÇÕES DE ORDEM BIOLÓGICA, MAS PRINCIPALMENTE DA INTERAÇÃO DE BARREIRAS SOCIOCULTURAIS COMO A FALTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS QUE PROMOVAM A AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DAS PCD. ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DO CONSTRUCIONISMO SOCIAL ARTICULADA COM UMA PERSPECTIVA FEMINISTA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO, ENTENDEMOS AS PRÁTICAS DISCURSIVAS COMO FORMAS DE AÇÃO NO MUNDO LOCALIZADAS SOCIAL E HISTORICAMENTE. SENDO ASSIM, A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA MEDIAR A ESCRITA DESTE ARTIGO FOI O DIÁRIO DE BORDO: UM TEXTO NARRATIVO, FICCIONAL E IMPLICADO. COMO RESULTADO, APRESENTAMOS A NARRATIVA DE UM PESQUISADOR COM DEFICIÊNCIA VISUAL COMO MECANISMO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DEFICIÊNCIAS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DA PRÁTICA DE PESQUISA ENTENDENDO QUE A INSERÇÃO DE PCD NO ÂMBITO CIENTÍFICO CONSTITUI ENQUANTO MECANISMO DE POTENCIALIZAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DESTES DISCENTES PARTINDO DO DIÁLOGO COM TEORIAS, CONCEITOS E METODOLOGIAS DIVERSAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04: Dificuldades de Aprendizagem e Políticas Públicas de Inclusão Educacional" "palavra_chave" => "METODOLOGIA DE PESQUISA, PSICOLOGIA SOCIAL, DIÁRIOS, DEFICIÊNCIA VISUAL, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV156_MD1_SA4_ID276_04102021235426.pdf" "created_at" => "2022-01-10 09:42:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "JOSÉ EDUARDO" "autor_email" => "eduardocavalcanti33@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do IV CINTEDI 2021" "edicao_evento" => "IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61af9e84b8b57_07122021144852.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 14:48:52" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }