AS (IN)CONSISTÊNCIAS, ESTAGNAÇÕES E (IN)COMPREENSÕES CONCEITUAIS DA MATEMÁTICA POR PESSOAS IDOSAS (PIS) É UM PROCESSO QUE TEM RAÍZES NA PRÓPRIA AVERSÃO A MATEMÁTICA ENQUANTO DISCIPLINA ESCOLAR. CONSIDERA-SE IMPORTANTE DISCUTIR A BILATERALIDADE DA MATEMÁTICA NO QUE TANGE OS ANSEIOS, POSSIBILIDADES, ESPECIFICIDADES, PERSPECTIVAS, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES NAS MEMÓRIAS, SABERES E PRÁTICAS SOCIAIS DE TODAS AS GERAÇÕES. NESTE SENTIDO, E A LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS (RS), CONDUZ-SE ESSA PRODUÇÃO, COM O OBJETIVO DE SINALIZAR A RELAÇÃO DA TRÍADE MATEMÁTICA X MEMÓRIA X IDOSO EM TEXTOS ESPECÍFICOS DA XI JORNADA INTERNACIONAL SOBRE RS (JIRS). DIRECIONADA AS MUDANÇAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS ATRELADAS À EDUCAÇÃO QUE VISEM REINTEGRAR E INCLUIR AS PIS EM DIVERSOS ESPAÇOS SOCIAIS, CONSTRUIU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS PERCURSOS DAS RS NO ENREDO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ENQUANTO SABER FORMATIVO E INTERATIVO, A PARTIR DO RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA NO NÍVEL DE DOUTORAMENTO.