A EDUCAÇÃO É UM DIREITO DE TODOS, INCLUSIVE DE PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA COMO ESTÁ POSTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. NESSE SENTIDO, O CUMPRIMENTO DESSE DIREITO DEVE NA PRÁTICA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE TODOS DE FORMA IGUALITÁRIA, OFERECENDO CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO ALUNO COM OU SEM DEFICIÊNCIA. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NAS AULAS MINISTRADAS PARA O ALUNO SURDO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, NA FORMA DE ESTUDO DE CASO, UTILIZANDO-SE DE LEITURAS PARA EMBASAMENTO TEÓRICO E QUESTIONÁRIO. LOGO, COMO BASE TEÓRICA UTILIZOU-SE OS SEGUINTES AUTORES: HANSEL, ZYCH E GODOY (2002), LACERDA (2006), SASSAKI (1999). A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, NOTA-SE QUE A INCLUSÃO SE CONFIGURA COMO UMA PARTE ESSENCIAL NO PROCESSO EDUCATIVO DO ALUNO SURDO, POIS É POR MEIO DELA QUE AS MUDANÇAS NO AMBITO EDUCACIONAL OCORREM PERMITINDO A PARTICIPAÇÃO DESSE ALUNO. NO ENTANTO, AINDA HÁ MUITO A SER FEITO PARA AVANÇAR TANTO NA CRIAÇÃO DE NOVAS POLÍTICAS VOLTADAS PARA A INCLUSÃO, BEM COMO PARA A REFORMULAÇÃO DAS QUE JÁ EXISTEM COM O INTUITO DE GARANTIR DE FATO O DIREITO A UMA EDUCAÇÃO ACESSIVEL E DE QUALIDADE PARA TODOS.