O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER AS ESTRATÉGIAS DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SER INSERIDAS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA SAÚDE E DEMONSTRAR AS SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. OS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ADOTADOS FORAM: ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2016 E 2021, NOS IDIOMAS PORTUGUÊS, INGLÊS E ESPANHOL, CONTEMPLANDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. FOI ESTABELECIDA A UTILIZAÇÃO DE PALAVRAS-CHAVE VINCULADAS AO OPERADOR BOOLEANO (AND), APLICADAS NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: LILACS, BDENF E SCIELO. AS BUSCAS RESGATARAM 58 ARTIGOS, ONDE APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE ESTABELECIDOS, A AMOSTRA FINAL RESULTOU EM APENAS 10 ARTIGOS. A PARTIR DOS RESULTADOS, CONSTATA-SE QUE O BRASIL FOI O PAÍS COM A MAIOR NÚMERO DE ESTUDOS. EM RELAÇÃO À ABORDAGEM METODOLÓGICA, OBSERVA-SE A PREDOMINÂNCIA DE PESQUISA DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA. ENTRE AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA MAIS UTILIZADAS NOS ARTIGOS, DESTACA-SE A ABP. ADEMAIS, OS ESTUDOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE O DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE. TORNA-SE EVIDENTE, PORTANTO, QUE A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM CURSOS DA SAÚDE, FAZ-SE NECESSÁRIA PARA MUDAR A CULTURA ONDE AINDA PREVALECE O ENSINO TRADICIONAL, CENTRADO NO PROFESSOR.