A SITUAÇÃO COMPLETAMENTE FORTUITA DESENCADEADA PELA PANDEMIA DE COVID – 19, COLOCOU EM ALERTA TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO, OS QUAIS TIVERAM QUE ADAPTAR - SE ÀS NOVAS FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL, OBEDECENDO AS ORIENTAÇÕES DOS ÓRGÃOS DE SAÚDE E CUMPRINDO COM AS MEDIDAS ADOTADAS NA TENTATIVA DE CONTER O AGENTE PATOGÊNICO. NA UNIVERSIDADE O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO TEM SIDO RESULTADO DA CRIATIVIDADE SOMADA A NECESSIDADE E VONTADE DE CONTINUAR CONTRIBUINDO COM A SOCIEDADE. NESTE ARTIGO, VAMOS DISCUTIR SOBRE AS CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO DAS EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS NESSE PERÍODO PANDÊMICO, TRAZENDO EXEMPLOS DE EXPERIÊNCIAS DE AÇÕES EXTENSIONISTAS QUE POR MEIO DO REINVENTAR – SE, CONSEGUIRAM CONTORNAR AS DIFICULDADES VIGENTES E DESENVOLVER SEU PAPEL NA SOCIEDADE, ASSIM COMO VEM FAZENDO A PRESENTE AÇÃO DE EXTENSÃO INTITULADA TRAJETÓRIAS URBANO INDUSTRIAIS E A GEOGRAFIA ESCOLAR, ADAPTANDO SUAS METODOLOGIAS AOS NOVOS CONTEXTOS, GALGANDO SIGNIFICATIVOS RESULTADOS QUE TAMBÉM SERÃO APRESENTADOS NESSE TRABALHO.