O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DIGITAIS PARA A ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E INFOGRÁFICOS PARA COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS NO ENSINO REMOTO NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. PARTIMOS DE UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE AS TDIC E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO ESTUDO DE CASO COM ABORDAGEM QUALITATIVA, REALIZADO COM UM GRUPO DE 55 ESTUDANTES DURANTE O ANO DE 2020 EM UMA INSTITUIÇÃO DA REDE PRIVADA DE ENSINO. OS DADOS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, MAPAS CONCEITUAIS E INFOGRÁFICOS PRODUZIDOS COM DIVERSOS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA, TAIS COMO REGIONALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS. VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES POSSUEM GRANDE INTERESSE EM MATERIAIS INTERATIVOS E QUE UTILIZAM PARA REVISAR CONTEÚDOS, AINDA FOI PERMITIDO IDENTIFICAR QUE A PRODUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS E INFOGRÁFICOS INTERATIVOS PERMITEM MAIOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE TODOS, TENDO COMO RESULTADO A APRENDIZAGEM.