NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL, É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM.