Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: PORTUNHOL, LÍNGUA, PORTUGUÊS, PRECONCEITO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 15 – Ensino de línguas
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81613
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3013
    "inscrito_id" => 3346
    "titulo" => "O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL,  É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PORTUNHOL, LÍNGUA, PORTUGUÊS, PRECONCEITO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3346_05112021213642.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO"
    "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81613
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3013
    "inscrito_id" => 3346
    "titulo" => "O PORTUNHOL E A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL,  É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "PORTUNHOL, LÍNGUA, PORTUGUÊS, PRECONCEITO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA115_ID3346_05112021213642.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANESIO MARCILIO DOS SANTOS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANESIO MARCILIO"
    "autor_email" => "anesio.marcilio@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NOTA-SE QUE DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA É COMUM OS FALANTES DA LÍNGUA ESPANHOLA UTILIZAREM O PORTUNHOL DURANTE SEU PROCESSO INTERACIONAL COM ALGUM BRASILEIRO. NO ENTANTO, AO UTILIZAR O PORTUNHOL ALGUMAS PESSOAS ENXERGAM A UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA COM UM OLHAR PRECONCEITUOSO, COMO SE O PORTUNHOL FOSSE ALGO DEPLORÁVEL E INFERIOR. À VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O USO DO PORTUNHOL ENTRE ALGUNS ESTUDANTES DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, DE FORMA A AVERIGUAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA COM A APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA, BEM COMO ANALISAR A VISÃO DOS ENTREVISTADOS ACERCA DESSE FENÔMENO QUE É O PORTUNHOL E DESMITIFICAR O PRECONCEITO IMPOSTO NA UTILIZAÇÃO DESSA LÍNGUA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE UM INDIVÍDUO. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO NA PESQUISA FOI A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E COLETA DE INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMISESTRUTURADA. A ENTREVISTA FOI APLICADA A CINCO PESSOAS DISTINTAS QUE AQUI SERÃO INTULADAS DE A1, A2, A3, A4 E A5. COM A PRESENTE INVESTIGAÇAO, CONSTATOU-SE QUE A FINALIDADE COM A QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES DE PORTUGUÊS USAM O PORTUNHOL, É COM A FINALIDADE INTERACIONAL, OU SEJA, USAM O PORTUNHOL PARA SE COMUNICAR NOS DIVERSOS CONTEXTOS SEM IMPORTAR-SE COM OS JUIZOS DE VALOR. ALÉM DISSO, PERCEBEU-SE QUE ALGUNS DOS ENTREVISTADOS, ASSSIM COMO A MAIORIA DOS ESTUDANTES EM GERAL ENCHERGAM O PORTUNHOL COMO UMA LÍNGUA DE EQUÍVOCO, UMA LÍNGUA DE NÃO PROGRESSÃO, E AQUELES QUE A USAM ESTÃO FALIDOS A NÃO APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.