REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM CAMPO EM ASCENSÃO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79867 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 3022 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM CAMPO EM ASCENSÃO" "resumo" => "COM O CRESCIMENTO NO INTERESSE PELOS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, ENTENDENDO AQUI A ARGUMENTAÇÃO COMO NECESSÁRIA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (SASSERON, 2015; LEITÃO, 2007), ESTE TRABALHO AVALIA AS TENDÊNCIAS NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, DOS ANOS 2000 A 2021, EM ARTIGOS QUE BUSCAM APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA. ESTA É UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM OS TERMOS “ARGUMENTAÇÃO” “ENSINO DE CIÊNCIAS”, EM QUE UTILIZAMOS PARA AS BUSCAS DUAS PLATAFORMAS BRASILEIRAS DE BASES DE DADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, CAPES E SCIELO. ANALISAMOS OS ARTIGOS EM QUATRO EIXOS: TENDÊNCIA TEMPORAL, ÁREA DE ENSINO, BASE TEÓRICA EM ARGUMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO. FORAM ENCONTRAMOS 32 ARTIGOS QUE CUMPRIAM COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. OS RESULTADOS REVELAM O CRESCIMENTO DE ARTIGOS RELACIONADOS À ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA COM PROPOSTAS PARA SALA DE AULA, COM VARIADA BASE TEÓRICA E DE CAMPO DE ATUAÇÃO O QUE CARACTERIZA UM AVANÇO PARA ÁREA DE ESTUDO EM QUESTÃO. UM CONTRAPONTO IMPORTANTE É A HOMOGENEIDADE DOS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO USADO (QUASE TODOS QUALITATIVOS). DISCUTIMOS, ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE PENSAR MAIOR ARTICULAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS DOCENTE PARA O USO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, BRASIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID3022_28072021144518.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA LIMA" "autor_email" => "thaynaraclima@hotmail.com" "autor_ies" => "FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79867 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 3022 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM CAMPO EM ASCENSÃO" "resumo" => "COM O CRESCIMENTO NO INTERESSE PELOS ESTUDOS DA ARGUMENTAÇÃO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA, ENTENDENDO AQUI A ARGUMENTAÇÃO COMO NECESSÁRIA PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO (SASSERON, 2015; LEITÃO, 2007), ESTE TRABALHO AVALIA AS TENDÊNCIAS NAS PRODUÇÕES BRASILEIRAS NO ESTUDO DA ARGUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, DOS ANOS 2000 A 2021, EM ARTIGOS QUE BUSCAM APLICAÇÕES PRÁTICAS PARA SALA DE AULA. ESTA É UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM OS TERMOS “ARGUMENTAÇÃO” “ENSINO DE CIÊNCIAS”, EM QUE UTILIZAMOS PARA AS BUSCAS DUAS PLATAFORMAS BRASILEIRAS DE BASES DE DADOS EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, CAPES E SCIELO. ANALISAMOS OS ARTIGOS EM QUATRO EIXOS: TENDÊNCIA TEMPORAL, ÁREA DE ENSINO, BASE TEÓRICA EM ARGUMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO. FORAM ENCONTRAMOS 32 ARTIGOS QUE CUMPRIAM COM OS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO. OS RESULTADOS REVELAM O CRESCIMENTO DE ARTIGOS RELACIONADOS À ARGUMENTAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA COM PROPOSTAS PARA SALA DE AULA, COM VARIADA BASE TEÓRICA E DE CAMPO DE ATUAÇÃO O QUE CARACTERIZA UM AVANÇO PARA ÁREA DE ESTUDO EM QUESTÃO. UM CONTRAPONTO IMPORTANTE É A HOMOGENEIDADE DOS MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO USADO (QUASE TODOS QUALITATIVOS). DISCUTIMOS, ASSIM, A IMPORTÂNCIA DE PENSAR MAIOR ARTICULAÇÃO E COMPARAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES EXPERIÊNCIAS DOCENTE PARA O USO DA ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, ARGUMENTAÇÃO, ENSINO DE CIÊNCIAS, BRASIL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA104_ID3022_28072021144518.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNARA CRISTINE DE MOURA MELO LIMA" "autor_nome_curto" => "THAYNARA LIMA" "autor_email" => "thaynaraclima@hotmail.com" "autor_ies" => "FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }