AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DESENFREADO DOS RECURSOS NATURAIS E SEUS IMPACTOS MULTIDIMENSIONAIS SÃO PAUTAS CONSTANTES EM FÓRUNS MUNDIAIS QUE DEBATEM O FUTURO DO PLANETA. NESTAS PAUTAS, AS DISCUSSÕES TRAZEM COMO PERSPECTIVA A CRIAÇÃO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NA BUSCA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E FOMENTO A AÇÕES DE CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL. DENTRE AS CONSEQUÊNCIAS DEBATIDAS NA CONTEMPORANEIDADE, PODE-SE DESTACAR A ESCASSEZ DOS RECURSOS HÍDRICOS, RELACIONADA A INTENSA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS, ALÉM DA MÁ CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS E PELO USO INADEQUADO, CARACTERIZANDO UM VASTO DESPERDÍCIO. A QUESTÃO DA ÁGUA ESTÁ INSERIDA DENTRE OS 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, MOSTRANDO CADA VEZ MAIS A IMPORTÂNCIA DE SE DEBATER SOBRE AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA SUA ESCASSEZ. NESTA PERSPECTIVA, O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO É UM CAMINHO PARA PROMOVER UM MODO DE VIDA MAIS SUSTENTÁVEL. ASSIM, ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE ESTUDO DE CASO, A FIM DE AUMENTAR A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A POLUIÇÃO HÍDRICA E A BUSCA POR POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTES, INTEGRANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLOGIA. OS ESTUDANTES APRESENTARAM SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A REDUÇÃO DA POLUIÇÃO, MOBILIZANDO CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES, HABILIDADES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E CONSCIÊNCIA SOCIAL.